Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Nova iluminação estimula a circulação e visitas ao centro histórico
Agosto 03, 2012

O Centro Histórico de São Paulo está ganhando um novo tipo de iluminação, mais moderno e eficiente. A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), está instalando luminárias de LED e de Vapor Metálico em todas as vias do entorno da Praça da Sé e Largo São Bento.

 

Rua São Bento

 

A medida visa estimular a visitação noturna pelas ruas do centro, que concentram importantes valores históricos e culturais, além de atender à pedidos de associações locais, contemplando a milhares de pessoas que circulam pela região, seja por conta do trabalho ou apreciação e visitas. Com a utilização das luminárias de LED e as de Vapor Metálico, é possível aumentar os níveis de luminosidade e evidenciar os contrastes, valorizando cores, além de proporcionar mais segurança e sensação de conforto.

 

Os trabalhos de substituição das lâmpadas foram divididos em etapas e a primeira contemplou a instalação de 20 luminárias de LED na rua São Bento e 70 lâmpadas de Vapor Metálico nas ruas Boa Vista, João Brícola, XV de Novembro, Da Quitanda, Do Comércio, Do Tesouro e Direita. Essas vias foram as primeiras, por comporem o trajeto de acesso das estações de Metrô da região ao Centro Cultural Banco do Brasil, que em agosto vai receber uma exposição gratuita de 85 obras de Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Édouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Toulouse-Lautrec, entre outros, disponíveis inclusive no período noturno.

 

Rua Álvares Penteado

 

As etapas seguintes devem contemplar a colocação de lâmpadas de Vapor Metálico nas ruas Líbero Badaró, Quintino Bocaiúva, Senador Feijó, Benjamin Constant, entre outras que ficam nas adjacências da Praça da Sé, e dos largos São Bento e São Francisco. Atualmente esses locais contam com lâmpadas de vapor de sódio, que emitem uma iluminação amarelada. A expectativa é a de concluir as substituições até a metade de agosto.

 

 

Além desses locais, o Ilume também está reformulando as luminárias ornamentais do bairro da Liberdade utilizando lâmpadas de Vapor Metálico. Exemplos desse tipo de luminária podem ser encontrados na iluminação das avenidas Paulista, Ipiranga e São Luiz, Viaduto do Chá, Praça Ramos, Vale do Anhangabaú e nas ruas Barão de Itapetininga e Coronel Xavier de Toledo.

 

Rua XV de Novembro - crédito das fotos: Fernando Pereira/Secom

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Amilton Godoy celebra 85 anos ao lado de parceiros e amigos da música.
Show do pianista no Centro Cultural São Paulo recebe convidados como Nelson Ayres, Edu Ribeiro e Sidmar Vieira, com apresentação de Patricia Palumbo.

Coletivo Noroest estreia espetáculo de dança Manifesto de Concreto no Teatro Paulo Eiró.
Espetáculo que une dança, teatro e circo revisita a Greve dos Queixadas, uma das mais importantes mobilizações de trabalhadores do país, para refletir sobre memória, território e as lutas das periferias no presente.

Literatura de cordel ganha Cordelteca em Parelheiros pelo projeto Gira Perifa.
O evento é gratuito e contará com apresentações musicais.

Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.

Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>