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 Prefeitura retira outdoors irregulares e combate à poluição visual 
Janeiro 02, 2008 
 
A Prefeitura de São Paulo deu início na última quarta-feira (02/01) a uma 
operação para retirar 207 outdoors irregulares na Lapa, Vila Mariana, Sé, 
Pinheiros e Penha. As empresas de publicidade já haviam sido notificadas, mas 
contrariaram orientação da administração municipal para remover os painéis que 
estavam em desacordo com a legislação.  
 
O prefeito de São Paulo acompanhou pessoalmente a retirada de quatro painéis na 
região da Sociedade Esportiva Palmeiras (Zona Oeste). As ilegalidades são 
diversas. Vão desde painéis que estão instalados dentro de áreas públicas, 
passando pelos que estão fora de dimensões e até aqueles cuja publicidade foi 
montada em locais irregulares, como, por exemplo, sobre o passeio público. A 
retirada dos painéis requer o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 
pois em alguns casos é necessário que o trânsito seja interrompido para haver a 
desmontagem.  
 
Nesta quarta-feira, 20 equipes foram para as ruas fazer a remoção de outdoors. O 
número tende a aumentar à medida que liminares judiciais que impedem a retirada 
forem julgadas, desde que as decisões sejam favoráveis à Prefeitura. A 
expectativa é que o número de equipes em operação simultânea chegue a 60, 
garantindo a aplicação da Lei Cidade Limpa, que prevê o fim da publicidade 
externa em São Paulo.  
 
O valor das multas estabelecido pela Lei 14.223/06, aprovada pela Câmara 
Municipal e sancionada pelo prefeito, é de R$ 10 mil por painel irregular, 
podendo chegar a R$ 24 mil, dependendo do tamanho da estrutura publicitária. As 
multas serão aplicadas tanto para os donos de empresas de mídia, quanto para os 
proprietários que permitiram a instalação dos anúncios publicitários.  
 
São Paulo tem cerca de 8 mil outdoors espalhados pela cidade. O combate à 
poluição visual é prioridade da Prefeitura. Para o prefeito, a lei é um ato de 
respeito para com a população: “Em uma Cidade com 11 milhões de habitantes, esse 
tipo de publicidade é insustentável. Existem diversas outras maneiras de se 
fazer divulgação de produtos. Quem sabe daqui a alguns anos, quando São Paulo 
estiver limpa de todo esse material, que é agressivo, nós possamos definir 
espaços para publicidade como os existentes em cidades como Nova York, que tem 
um centro bonito, onde a propaganda não agride visualmente”.  
 
O prefeito disse que a intenção da Prefeitura é fazer cumprir a lei. “Chegou o 
momento de São Paulo enfrentar a poluição, que afeta a cidade nos mais 
diferentes níveis: a poluição da água, do ar e a visual. São questões que 
precisam ser enfrentadas. Ou fazemos isso agora, ou a poluição vai engolir São 
Paulo. Caso contrário, o que vamos deixar para os nossos filhos é uma cidade 
cada vez pior em termos de qualidade de vida”, afirmou.  
 
Na opinião do prefeito, somente através das multas é que se consegue fazer 
cumprir as leis. Ele fez um apelo para que todos os anunciantes direcionem sua 
mídia para outros tipos de comunicação.  
 
O secretário de Coordenação das Subprefeituras, que também acompanhou a operação 
ontem, explicou que todos os outdoors que estão sendo retirados são ilegais sob 
dois aspectos: pela legislação anterior (Lei 13.525/ 03) e pela atual. “Os 207 
painéis são irregulares e não têm liminar que os proteja”. Segundo o secretário, 
a Lei Cidade Limpa torna a fiscalização mais fácil. “A lei anterior é difícil de 
fiscalizar, porque depende das medidas das placas, do lugar nos quais estão 
colocadas, da distância entre uma placa e outra. É uma lei que foi tão emendada 
ao longo do tempo, que tornou impossível a fiscalização. Permitiu que a cidade 
ficasse coberta e escondida atrás de tantos outdoors. Por isso, o prefeito 
decidiu proibir toda a publicidade exterior”.  
 
O secretário de Coordenação das Subprefeituras disse ainda que os anunciantes 
têm colaborado com a Prefeitura, pois não querem ter os nomes associados a uma 
ação ilegal. Por isso, eles têm procurado outros tipos de mídia. Além disso, o 
secretário afirmou que os números de novos outdoors irregulares estão diminuindo 
bastante e que até o momento a Prefeitura vinha retirando as placas irregulares 
e elas eram colocadas novamente.  
 
A Prefeitura vai voltar a publicar no Diário Oficial da Cidade a lista das 
regiões com painéis publicitários irregulares. A medida tem o objetivo de também 
alertar os anunciantes, para que saibam que seus nomes podem ser associados a 
uma prática ilegal. Isso é necessário, pois a Coordenação das Subprefeituras 
detectou que em muitos casos os anunciantes não sabem que estão colocando 
publicidade em lugares que não são permitidos.  
 
De acordo com o secretário, “a população não gosta de ver a cidade poluída. Os 
excessos de placas e anúncios escondem a arquitetura de São Paulo e as áreas 
verdes. A cidade precisa ficar mais organizada”.  
 
Quando caírem as liminares, a Prefeitura começará a multar as empresas, que 
serão forçadas a retirar os outdoors. O prefeito assegurou que a administração 
municipal respeita as decisões da Justiça. “Enquanto aguardamos, não vamos 
desmobilizar nossas equipes. Elas continuarão atuando. Estaremos retirando essas 
placas horrorosas, ilegais perante a legislação anterior e a atual”, afirmou o 
prefeito de São Paulo.  
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Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo 
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