Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP inaugura a 1ª Central de Informação Turística GLS do país
Maio 18, 2010

São Paulo confirmou seu caráter vanguardista e inaugurou na última segunda-feira, 17, a primeira Central de Informação Turística (CIT) GLS do Brasil, resultado da parceria entre a São Paulo Turismo (SPTuris), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e o Casarão Brasil.

A pioneira CIT abrirá suas portas na rua Frei Caneca, 1.057, local onde funciona o Casarão Brasil, um centro de união da comunidade LGBT. O endereço terá sugestões especializadas de bares, lojas, bistrôs, cafés, shopping centers, feiras, restaurantes e clubes gays friendly, além do roteiro com os principais pontos turísticos de interesse geral, mapas, calendário de eventos e informações sobre a Cidade, como transporte, endereços e telefones úteis.

A SPTuris fornecerá o material promocional da Cidade e o treinamento aos dois atendentes bilíngües, que estarão à disposição do público das 10h às 19h. A administração caberá à Abrat-GLS.

"São Paulo é uma cidade que abraça todos os povos, todas as crenças, estilos e costumes. E é também a cidade da maior Parada LGBT do mundo. A inauguração de uma CIT voltada para esse público mostra como a Cidade investe em seus visitantes, sem exercitar a palavra discriminação. No ano passado, lançamos um guia para o público GLS que também está disponível para download no site oficial do turismo de São Paulo, o ", destaca o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales.

Ele explica ainda que a capital paulista é um dos principais destinos GLS do Brasil e possui centenas de estabelecimentos gay friendly. Em 2009, em sua 13ª edição, a Parada LGBT atraiu milhares de pessoas para a avenida Paulista, das quais cerca de 400 mil de fora da Cidade, o que significou uma movimentação de aproximadamente R$ 189 milhões na economia do município, de acordo com o Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris.

O diretor-superintendente do SPCVB, Toni Sando, ressalta também a importância do projeto. "É mais uma iniciativa que comprova a capacidade de São Paulo de atrair todos os públicos. Ao mesmo tempo, observamos um engajamento cada vez maior das entidades ligadas ao turismo, para receber bem e fidelizar os mais de 11 milhões de visitantes que vêm à Cidade anualmente", comenta.


Hospitalidade

"Criar uma Central de Informações Turísticas GLS demonstra mais uma vez a delicadeza da hospitalidade de São Paulo, que recebe cada um de seus visitantes respeitando suas especificidades e antecipando as expectativas", destaca o coordenador-geral da Cads, Franco Reinaudo.

O presidente do Casarão Brasil, Douglas Drumond, explica que "a nova CIT GLS é mais um serviço para a população e vem ao encontro da missão da nossa ONG, que visa o desenvolvimento de projetos com excelência que atendam a comunidade homossexual".

Com o crescimento expressivo, nos últimos cinco anos, do turismo GLS no Brasil, a criação de uma CIT direcionada a esse mercado é uma mostra do alto grau de profissionalização do setor na cidade de São Paulo. "A criação da primeira Central de Informação ao Turista GLS vem coroar a vocação que a cidade de São Paulo tem em acolher, bem receber e respeitar a diversidade", lembra o presidente da Abrat-GLS, Almir Vieira Nascimento. A entidade é reconhecida por incentivar o turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado GLS, defendendo os interesses e estimulando o aumento no volume de negócios de seus associados.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>