|
Fórmula Indy deve gerar quase R$ 120 milhões com turismo Fevereiro 04, 2010
No próximo dia 14 de março, a cidade de São Paulo sediará, pela primeira vez, um circuito de Fórmula Indy, consolidando-se como a Capital do Automobilismo nas Américas, já que é também a única cidade da região a receber Grande Prêmio de Fórmula 1 - garantido por aqui até 2014 - e ainda a única fora do circuito EUA/Canadá/Japão a receber a IndyCar - que também será realizada aqui durante cinco anos, segundo acordo firmado entre a Prefeitura de São Paulo, a organização da prova e parceiros.
Na última quarta-feira (03/02), o prefeito de São Paulo, juntamente com o presidente da Indy Racing League, Terry Angstadt, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) e vários pilotos estiveram no Anhembi para visitar as obras executadas para a realização da prova. A comitiva percorreu parte do trajeto do circuito e assistiu a um vídeo sobre detalhes do percurso. O piloto Hélio Castro Neves lembrou que São Paulo contará com a maior reta do campeonato, que será na Marginal Tietê e terá 1.500 metros. O circuito total terá 4.180 metros e 11 curvas, com 75 voltas e duração de duas horas.
Indy movimenta São Paulo
São Paulo tem muito a ganhar com mais esse grande evento. A metrópole paulista, que também é a primeira em eventos internacionais nos três continentes de acordo com a Internacional Congress & Convention Association (ICCA), já calcula os frutos que colherá com a realização da prova.
Além do ganho de imagem, já que a Cidade será mostrada para mais de 130 países, e da vantagem midiática de ter a prova de abertura da temporada 2010, a economia paulistana será movimentada com a vinda de turistas de todas as partes do País e do exterior.
De acordo com dados apurados pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), aproximadamente 31 mil pessoas de fora da Cidade são esperadas para os dois dias do evento (o treino, em 13 de março, e a prova, no dia 14), das quais 6 mil estrangeiros. Além disso, é estimada a vinda de mil pessoas das equipes da Indy, sendo 95% do exterior.
Esses visitantes, que ficarão em hotéis e usufruirão da Cidade, devem deixar por aqui aproximadamente R$ 120 milhões, sem contar a arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) com o turismo, e podem gerar mais de três mil postos de trabalho.
As taxas de ocupação hoteleira também tendem a subir. Levando-se em conta que a capital paulista possui 42 mil quartos em 410 hotéis, a maior oferta entre as cidades da América do Sul, o evento pode elevar 27% a ocupação dos hotéis paulistanos no fim de semana da prova, passando de 70%. Para ter uma idéia, os mais de 700 quartos do hotel Holiday Inn Parque Anhembi, o maior do País, já estão reservados para a semana da Fórmula Indy.
Vocação para eventos
"A Indy foi mais uma grande conquista para a Cidade, cuja vocação são os eventos, aliados a uma agenda cultural invejável. Vamos manter nossa estratégia de atrair e investir em eventos que trazem ganhos para economia paulistana e, assim, trabalharmos juntamente com a cadeia do turismo para movimentar os arranjos produtivos e atrair mais turistas e mais empregos, oferecendo também as milhares de opções culturais que só São Paulo tem. Os índices estão aí para mostrar que os resultados tem sido excelentes", afirma o presidente da SPTuris.
A capital paulista fechou 2009 com número recorde de turistas, 11,3 milhões (sendo 1,6 milhões de estrangeiros), um crescimento de 2,7% em relação ao ano passado e de 37,8% na comparação com 2004, quando a Cidade começou de fato a ser trabalhada como destino turístico.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|