Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Paulo instala grelhas de sarjeta para evitar furtos
Abril 22, 2010

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras acaba de iniciar um projeto-piloto que pretende economizar cerca de R$ 1 milhão por ano. A pasta está instalando grelhas de sarjeta fabricadas com plástico reciclado em substituição às grelhas de aço. O objetivo é evitar furtos desses equipamentos.

Instaladas nas sarjetas de ruas e avenidas de São Paulo, as grelhas servem para auxiliar o escoamento das águas, impedindo que objetos caiam em galerias e ramais e prejudiquem o sistema de drenagem do Município. As fabricadas com material reciclado - originadas de embalagens de detergente, amaciante e desodorante - não têm valor comercial e funcionam da mesma forma que as de aço. Anualmente, a secretaria repõe cerca de 4.000 grelhas por causa de furtos.

Os primeiros testes estão sendo realizados em 12 subprefeituras da Capital há cerca de seis meses: Aricanduva, Casa Verde, Jaçanã, Sé, Santana, Pinheiros, Perus, Mooca, Penha, Lapa, Freguesia do Ó e Vila Prudente. Como não houve mais ocorrências de furto ou problemas como quebra ou manutenção, a secretaria determinou que o projeto-piloto seja ampliado e estendido para outras regiões da Cidade, como as avenidas Zaki Narchi e Barreira Grande.

"Além da expectativa de que cessem os furtos, as grelhas de material reciclável têm vida útil superior às produzidas com outros materiais. A longo prazo, a economia para a Cidade pode ser ainda maior", afirma Domingos Oliveira, coordenador da área de drenagens da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras.

O próximo passo do projeto prevê a instalação, até o fim de abril, de grelhas recicladas nas regiões de Vila Maria e Cidade Tiradentes. "É uma ampliação importante, com a qual poderemos averiguar o resultado em maior escala", diz Oliveira.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas