|
Feiras de Artes e Artesanato enaltecem trabalhos de outras culturas Abril 14, 2010
Em uma cidade conhecida pelo acervo cultural que oferece a turistas e paulistanos - como bibliotecas, museus e teatros municipais -, onde é possível encontrar itens de diferentes culturas, destaca-se um ambiente que integra comerciantes e apreciadores da arte em um mesmo lugar: as feiras de arte e artesanato. Elas são realizadas toda semana na região central e dão ao público a possibilidade de observar e adquirir objetos raros e artesanato variado.
Ao todo, na área da Subprefeitura da Sé existem sete locais que abrigam feiras de arte e artesanato. Ao passar em cada uma delas é possível notar a particularidade de cada exposição. Na Praça Dom Orione, no Bixiga, são encontrados revistas de época, livros, roupas, vitrolas, lustres, móveis e peças decorativas de antigüidade. A feira ocorre sempre aos domingos.
Para aqueles que gostam da cultura oriental, a Subprefeitura da Sé promove, na Praça da Liberdade, a divulgação de almofadas, luminárias japonesas, bonsais e peças antigas, além da saborosa culinária oriental. A feira funciona aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
No Centro velho, na praça Ouvidor Pacheco e Silva, os curiosos podem passar, de quinta-feira a sábado, das 8h às 17h, em busca de peças de artesanato em geral. Ao todo, 36 expositores oferecem produtos como bolsas de crochê, bordados, blusas de lã e outros materiais. Na Praça da República, a especialidade da exposição, realizada todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, é a cultura nordestina. Quase 700 expositores divulgam o trabalho dos artesãos brasileiros. Brincos, colares e objetos para casa são facilmente encontrados. A feira acontece desde a década de 50 e é conhecida internacionalmente.
Outro ponto de encontro da arte tradicional é a feira do Masp. Há 20 anos, o lugar é base de reunião para os artistas e colecionadores de antiguidades. Os compradores têm a oportunidade de conferir sempre aos domingos, das 10h às 17h, as coleções de arte e adquirir as obras dos expositores, como esculturas, quadros, luminárias, candelabros, moedas e uma infinidade de objetos de decoração antigos. Na avenida Paulista, no Parque Trianon, quase 100 barracas cadastradas têm como atração principal enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos e objetos esculpidos em madeira, entre outras curiosidades. O horário de funcionamento das barracas é das 10h às 17h.
Além dessas feiras, que ocorrem há décadas na região, o Mercado das Artes, na Praça Princesa Isabel, também ganhou espaço nos últimos anos. Desde sua criação, em julho de 2007, a Subprefeitura da Sé abriu aproximadamente 80 vagas para expositores no local. Por causa da grande procura por materiais de arte, como pincéis, molduras, cavaletes e tintas, esse número subiu e hoje atende 130 artesãos.
Serviço:
Feiras de Arte e Artesanato da região central
Bixiga Praça Dom Orione - Bela Vista Horário: Domingo, das 10h às 18h.
Liberdade Praça da Liberdade, s/nº - Liberdade Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h
Masp Avenida Paulista, 1.578 - Centro Horário: Domingos, das 10h às 17h.
República Praça da República - Centro Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h.
Trianon Avenida Paulista, s/nº (esquina da Rua Peixoto Gomide) - Cerqueira César Horário: Domingos, das 10h às 17h.
José Bonifácio Praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº - Centro Horário: Quintas, sextas e sábados, das 8h às 17h
Princesa Isabel Praça Princesa Isabel - Campos Elíseos Horário: Domingos, das 9h às 14h.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|