Feiras de Artes e Artesanato enaltecem trabalhos de outras culturas Abril 14, 2010
Em uma cidade conhecida pelo acervo cultural que oferece a turistas e paulistanos - como bibliotecas, museus e teatros municipais -, onde é possível encontrar itens de diferentes culturas, destaca-se um ambiente que integra comerciantes e apreciadores da arte em um mesmo lugar: as feiras de arte e artesanato. Elas são realizadas toda semana na região central e dão ao público a possibilidade de observar e adquirir objetos raros e artesanato variado.
Ao todo, na área da Subprefeitura da Sé existem sete locais que abrigam feiras de arte e artesanato. Ao passar em cada uma delas é possível notar a particularidade de cada exposição. Na Praça Dom Orione, no Bixiga, são encontrados revistas de época, livros, roupas, vitrolas, lustres, móveis e peças decorativas de antigüidade. A feira ocorre sempre aos domingos.
Para aqueles que gostam da cultura oriental, a Subprefeitura da Sé promove, na Praça da Liberdade, a divulgação de almofadas, luminárias japonesas, bonsais e peças antigas, além da saborosa culinária oriental. A feira funciona aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
No Centro velho, na praça Ouvidor Pacheco e Silva, os curiosos podem passar, de quinta-feira a sábado, das 8h às 17h, em busca de peças de artesanato em geral. Ao todo, 36 expositores oferecem produtos como bolsas de crochê, bordados, blusas de lã e outros materiais. Na Praça da República, a especialidade da exposição, realizada todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, é a cultura nordestina. Quase 700 expositores divulgam o trabalho dos artesãos brasileiros. Brincos, colares e objetos para casa são facilmente encontrados. A feira acontece desde a década de 50 e é conhecida internacionalmente.
Outro ponto de encontro da arte tradicional é a feira do Masp. Há 20 anos, o lugar é base de reunião para os artistas e colecionadores de antiguidades. Os compradores têm a oportunidade de conferir sempre aos domingos, das 10h às 17h, as coleções de arte e adquirir as obras dos expositores, como esculturas, quadros, luminárias, candelabros, moedas e uma infinidade de objetos de decoração antigos. Na avenida Paulista, no Parque Trianon, quase 100 barracas cadastradas têm como atração principal enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos e objetos esculpidos em madeira, entre outras curiosidades. O horário de funcionamento das barracas é das 10h às 17h.
Além dessas feiras, que ocorrem há décadas na região, o Mercado das Artes, na Praça Princesa Isabel, também ganhou espaço nos últimos anos. Desde sua criação, em julho de 2007, a Subprefeitura da Sé abriu aproximadamente 80 vagas para expositores no local. Por causa da grande procura por materiais de arte, como pincéis, molduras, cavaletes e tintas, esse número subiu e hoje atende 130 artesãos.
Serviço:
Feiras de Arte e Artesanato da região central
Bixiga Praça Dom Orione - Bela Vista Horário: Domingo, das 10h às 18h.
Liberdade Praça da Liberdade, s/nº - Liberdade Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h
Masp Avenida Paulista, 1.578 - Centro Horário: Domingos, das 10h às 17h.
República Praça da República - Centro Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h.
Trianon Avenida Paulista, s/nº (esquina da Rua Peixoto Gomide) - Cerqueira César Horário: Domingos, das 10h às 17h.
José Bonifácio Praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº - Centro Horário: Quintas, sextas e sábados, das 8h às 17h
Princesa Isabel Praça Princesa Isabel - Campos Elíseos Horário: Domingos, das 9h às 14h.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|