Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Feiras de Artes e Artesanato enaltecem trabalhos de outras culturas
Abril 14, 2010

Em uma cidade conhecida pelo acervo cultural que oferece a turistas e paulistanos - como bibliotecas, museus e teatros municipais -, onde é possível encontrar itens de diferentes culturas, destaca-se um ambiente que integra comerciantes e apreciadores da arte em um mesmo lugar: as feiras de arte e artesanato. Elas são realizadas toda semana na região central e dão ao público a possibilidade de observar e adquirir objetos raros e artesanato variado.

Ao todo, na área da Subprefeitura da Sé existem sete locais que abrigam feiras de arte e artesanato. Ao passar em cada uma delas é possível notar a particularidade de cada exposição. Na Praça Dom Orione, no Bixiga, são encontrados revistas de época, livros, roupas, vitrolas, lustres, móveis e peças decorativas de antigüidade. A feira ocorre sempre aos domingos.

Para aqueles que gostam da cultura oriental, a Subprefeitura da Sé promove, na Praça da Liberdade, a divulgação de almofadas, luminárias japonesas, bonsais e peças antigas, além da saborosa culinária oriental. A feira funciona aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

No Centro velho, na praça Ouvidor Pacheco e Silva, os curiosos podem passar, de quinta-feira a sábado, das 8h às 17h, em busca de peças de artesanato em geral. Ao todo, 36 expositores oferecem produtos como bolsas de crochê, bordados, blusas de lã e outros materiais. Na Praça da República, a especialidade da exposição, realizada todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, é a cultura nordestina. Quase 700 expositores divulgam o trabalho dos artesãos brasileiros. Brincos, colares e objetos para casa são facilmente encontrados. A feira acontece desde a década de 50 e é conhecida internacionalmente.

Outro ponto de encontro da arte tradicional é a feira do Masp. Há 20 anos, o lugar é base de reunião para os artistas e colecionadores de antiguidades. Os compradores têm a oportunidade de conferir sempre aos domingos, das 10h às 17h, as coleções de arte e adquirir as obras dos expositores, como esculturas, quadros, luminárias, candelabros, moedas e uma infinidade de objetos de decoração antigos. Na avenida Paulista, no Parque Trianon, quase 100 barracas cadastradas têm como atração principal enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos e objetos esculpidos em madeira, entre outras curiosidades. O horário de funcionamento das barracas é das 10h às 17h.

Além dessas feiras, que ocorrem há décadas na região, o Mercado das Artes, na Praça Princesa Isabel, também ganhou espaço nos últimos anos. Desde sua criação, em julho de 2007, a Subprefeitura da Sé abriu aproximadamente 80 vagas para expositores no local. Por causa da grande procura por materiais de arte, como pincéis, molduras, cavaletes e tintas, esse número subiu e hoje atende 130 artesãos.


Serviço:

Feiras de Arte e Artesanato da região central

Bixiga
Praça Dom Orione - Bela Vista
Horário: Domingo, das 10h às 18h.

Liberdade
Praça da Liberdade, s/nº - Liberdade
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h

Masp
Avenida Paulista, 1.578 - Centro
Horário: Domingos, das 10h às 17h.

República
Praça da República - Centro
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h.

Trianon
Avenida Paulista, s/nº (esquina da Rua Peixoto Gomide) - Cerqueira César
Horário: Domingos, das 10h às 17h.

José Bonifácio
Praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº
- Centro Horário: Quintas, sextas e sábados, das 8h às 17h

Princesa Isabel
Praça Princesa Isabel - Campos Elíseos
Horário: Domingos, das 9h às 14h.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>