Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

CET anuncia ajustes operacionais na Ciclofaixa de Lazer
Setembro 02, 2009

O primeiro domingo de operação da Ciclofaixa de Lazer, que interliga os Parques das Bicicletas, do Ibirapuera e do Povo, contou com uma grande adesão de ciclistas e de visitantes em geral. No total, aproximadamente 10 mil pessoas passaram pela Ciclofaixa.

Durante todo o funcionamento da Ciclofaixa, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanharam a operação para identificar eventuais problemas e possíveis soluções.

No próximo domingo, dia 5 de setembro, serão implementados os ajustes para melhorar as condições de uso da Ciclofaixa. Com as mudanças, a CET pretende alcançar os seguintes objetivos:

- Melhorar a segurança de ciclistas e pedestres com eliminação dos compartilhamento de calçadas e faixas de travessia;

- Evitar a circulação do ciclista desmontado nas faixas de pedestres;

- Eliminar os problemas de convivência do fluxo ciclístico e do fluxo de veículos;

- Estabelecer situações nas quais a bicicleta tenha de se comportar como veículo, obedecendo às regras de circulação e conduta previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Relação de ajustes a serem realizados

1 - Acesso ao Parque das Bicicletas e travessia da Av. Ibirapuera/Av.República do Líbano

Situação Atual: os ciclistas que se dirigem ao Parque das Bicicletas precisam desmontar para fazer o cruzamento da Av. Ibirapuera/Av. República do Líbano.

Ajuste: Os ciclistas continuarão circulando na faixa da esquerda e farão o cruzamento só na Av. Indianópolis, na altura do cruzamento com a Al. Iraé, onde está situado o portão principal do Parque das Bicicletas. Os ciclistas atravessarão as pistas em faixa de travessia própria, portanto não precisarão desembarcar das bicicletas.

2 - Travessia da Av. República do Líbano X R. Inhambu

Situação Atual: Ciclistas que circulam ao longo da Av. República do Líbano são retidos, na altura da Rua Inhambu, por um semáforo que permite a conversão de carros naquele cruzamento.

Ajuste: Bloqueio operacional do fluxo de carros vindo da R. Inhambu e implantação de retorno para ciclistas. A mudança valerá apenas durante o período de funcionamento da Ciclofaixa, aos domingos, das 7h00 às 12h00.

3 - Acesso ao Parque do Ibirapuera - Portão 8

Situação Atual: Ciclistas que querem se dirigir ao interior do Parque do Ibirapuera atravessam desmontados a faixa de pedestres existente e entram no parque pelo Portão 8. Ciclistas que querem continuar percorrendo a Ciclofaixa sobem no canteiro para fazer o retorno e seguem na direção oposta.

Proposta: Travessia dos ciclistas por faixa própria, separada da faixa de pedestres, e implantação de retorno do fluxo ciclístico.

4 - Av. Brigadeiro Faria Lima X Av. Juscelino Kubtschek

Situação Atual: Ciclistas que circulam pela Av. Juscelino Kubitschek, no sentido Ibirapuera, pela Ciclofaixa situada no bordo direito da pista, ao se aproximarem da Av. Brig. Faria Lima, precisam desmontar da bicicleta e compartilhar a calçada com os pedestres até o cruzamento com a Rua Jesuíno Cardoso, onde atravessam, desmontados, a faixa de pedestres chegando à Ciclofaixa, posicionada junto ao canteiro central da Av. Brig. Faria Lima.

No sentido contrário, os que trafegam pela Ciclofaixa na Av. Brigadeiro Faria Lima, junto ao canteiro central, precisam desmontar para atravessar pela faixa de pedestres, próximo à Rua Jesuíno Cardoso. Seguem pela calçada até a Av. Juscelino Kubitschek, onde atravessam, desmontados, a faixa de pedestres, e acessam a Ciclofaixa da Av. Juscelino Kubitschek.

Ajuste: Ciclistas que circulam pela Av. Juscelino Kubitschek, no sentido Ibirapuera, convergem à direita na Av. Brigadeiro Faria Lima e acessam a Ciclofaixa situada junto ao canteiro central, ao longo da Av. Brig. Faria Lima.

No sentido contrário, os ciclistas que trafegam pela Ciclofaixa situada junto ao canteiro central da Av. Brig. Faria Lima cruzam a Av. Juscelino Kubitschek, no sentido Pinheiros, paralelamente ao fluxo dos carros e acessam o primeiro retorno da Av. Brigadeiro Faria Lima, próximo à Rua Lício Nogueira. A partir desse ponto, dirigem-se à Ciclofaixa situada à direita, convergem para a Av. Juscelino Kubitschek e acessam a Ciclofaixa.
Para viabilizar esses ajustes, nas manhãs de domingo, todos os retornos junto ao canteiro central da Av. Brig. Faria Lima e da Av. Helio Pellegrino serão fechados para os demais veículos.

5 - R. Henrique Chamma e portão do Parque do Povo

Situação atual: Ciclistas que se dirigem ao Parque do Povo pela Av. Juscelino Kubitschek trafegam pela Ciclofaixa situada no lado direito da pista, atravessam a Rua Henrique Chamma, desmontados pela faixa de pedestres, e acessam a calçada junto ao parque, compartilhando-a com o pedestre. Da mesma forma, os ciclistas que saem do Parque do Povo compartilham a calçada com os pedestres e atravessam, desmontados, a Av. Juscelino Kubistchek e a Rua Chedid Jafe, acessando a Ciclofaixa situada no lado direito da pista da Av. Juscelino Kubitschek.

Proposta: Implantação de faixa de travessia de bicicleta em frente ao portão principal do Parque do Povo com a Rua Henrique Chamma. Os ciclistas que se dirigem ao Parque do Povo pela Av. Juscelino Kubitschek, sentido Marginal Pinheiros, trafegam pela faixa da direita, acessam a Rua Henrique Chamma em direção ao portão principal do Parque do Povo pela faixa da direita, cruzam a Rua Geraldo Ataliba, que estará bloqueada, atravessam a faixa de travessia de bicicleta e acessam o Parque do Povo. Os ciclistas que saem do Parque do Povo, no sentido da Av. Juscelino Kubitschek, atravessam a faixa de travessia de bicicleta, trafegam na faixa da esquerda junto ao canteiro central, cruzam a Av. Juscelino Kubitschek como os demais veículos, posicionam-se na área de cruzamento junto ao canteiro central e aguardam a liberação pelo semáforo. Desse ponto, acessam a Av. Juscelino Kubitschek, sentido Av. Brig. Faria Lima, pela Ciclofaixa no lado direito da via.
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009set02ajustesciclofaixa.php on line 168

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009set02ajustesciclofaixa.php on line 168

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009set02ajustesciclofaixa.php on line 168
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009set02ajustesciclofaixa.php on line 175

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009set02ajustesciclofaixa.php on line 175

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009set02ajustesciclofaixa.php on line 175