Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Região Sul ganha Plano de Auxílio em Situações de Emergência
Janeiro 21, 2009

O 1º Fórum de Defesa Civil sobre Planos de Auxílio em Situações de Emergência, realizado no mês passado para melhorar a organização do órgão, culminou com a criação de portaria que cria o Plano de Auxílio em Situações de Emergência para a região sul de SP (Pase-Sul). Seus objetivos são a prevenção de acidentes, remoção de famílias em áreas de risco e prestação de ajuda às regiões vizinhas em emergências, entre outros.

Com mais de 3 milhões de habitantes, a população da região sul da cidade conta agora com um melhor atendimento nas ocorrências. O Pase-Sul é formado por funcionários das defesas civis das subprefeituras do Butantã, Capela do Socorro, Jabaquara, Cidade Ademar, M'Boi Mirim, Santo Amaro e Parelheiros. Reuniões quinzenais entre os membros discutirão problemas e assuntos do órgão.

Quando uma emergência for reportada, o Pase-Sul será informado imediatamente pelo coordenador (ou assessor) de Defesa Civil do local atingido. Assim, a comissão apoiará o coordenador local no que for necessário.

O Pase-Sul terá um presidente, indicado a cada dois anos pelos componentes das Coordenações Distritais de Defesa Civil e com a presença de um ou mais representantes da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec). Seus objetivos serão estabelecer diretrizes para a comissão diretora e convocar e dirigir reuniões extraordinárias. O Pase-Sul tem o mesmo modelo do Pase-Leste, criado em 2005.

"Será importante essa integração das subprefeituras, a articulação será mais rápida. Se uma subprefeitura não tem o material no momento da ocorrência, o Pase-Sul entra em ação", afirmou Severino José do Nascimento, coordenador da Defesa Civil de São Miguel e presidente do Pase-Leste.

Participaram do Fórum representantes das Coordenadorias Distritais de Defesa Civil (CODDEDCs), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Centro de Controle Integrado (CCOI), Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).

Os participantes assistiram apresentações sobre as previsões meteorológicas e trabalhos de prevenção para o verão 2008/2009. O investimento em prevenções, discutido no fórum, foi apontado como algo essencial para evitar as tragédias.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas