Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Exposição reúne fragmentos arqueológicos de São Paulo
Janeiro 30, 2009

Com o objetivo de desvendar o passado e fornecer um espaço de memória e reflexão, o Departamento do Patrimônio Histórico abre no Sítio Morrinhos, neste sábado, 31 de janeiro, às 11h, a exposição Escavando o Passado – Arqueologia na Cidade de São Paulo. Índios, aldeias, caminhos e modos de vida são identificados por meio de imagens e objetos expostos no local que, futuramente, sediará o Centro de Arqueologia de São Paulo.

Com curadoria da arqueóloga Cíntia Bendazzoli, a mostra percorre desde o início das ocupações humanas até as primeiras vielas, caminhos e ruas que formaram o núcleo urbano na cidade.

Localizado na Zona Oeste, o Sítio Lítico do Morumbi abrigava uma das oficinas de grandes dimensões, onde povos indígenas caçadores-coletores produziam artefatos de pedra lascada e polida. Após pesquisas no local, o material encontrado foi reunido em um painel que traz também imagens da confecção de pontas de flechas e raspadores.

Em outro momento, estão expostos objetos confeccionados por índios ceramistas desde o século 8. Entre vasilhas, jarros e tigelas, descobertos nas zonas Leste e Norte, destaca-se uma urna funerária achada em 1896 no local onde hoje se encontra o Cemitério da Quarta Parada. Essa peça pertence ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Aldeias e caminhos indígenas são ilustrados em outros painéis por meio de grandes mapas que representam os principais sítios arqueológicos pré-históricos, os antigos aldeamentos e as rotas fluviais mais importantes, como a elevação entre as áreas inundáveis dos rios Tamanduateí e Anhangabaú.

Construída em 1.622 em uma antiga área de aldeamento, a Capela de São Miguel é relembrada pelos vestígios de seu passado, como fragmentos de piso e revestimento de parede, além de adornos, vestimentas, brinquedos e itens utilizados no cotidiano, encontrados nas escavações.

Serviço:

Local: Sítio Morrinhos.
Endereço: Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento. Zona Norte.
Tel: 2236-6121.
Data e hora: dia 31/1, às 11h.
Visitação: Terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Grátis
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas