Vacinação contra paralisia infantil termina nesta sexta-feira Junho 24, 2010
Termina nesta sexta-feira, 25, a primeira fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil em todo o Estado. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do total de paulistas nesta faixa etária. Segundo o último balanço disponibilizado pelos municípios, até o último dia 17 de junho haviam sido vacinadas 2,5 milhões de crianças.
Os postos de saúde de todo o Estado funcionam das 8 às 17 horas, mas em razão do jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo algumas prefeituras poderão alterar o horário de atendimento na sexta-feira. Por isso, é recomendável que as pessoas entrem em contato com o serviço de saúde municipal para se informar.
Ao todo 53,4 mil profissionais de saúde, 4,2 mil veículos e cinco barcos foram mobilizados para a campanha. A segunda etapa da vacinação acontecerá em 14 de agosto, quando novamente as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas aos postos.
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem às Unidades Básicas de Saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.
"É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem a vacina Sabin, que garante proteção eficaz contra a poliomielite", afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
Da Secretaria da Saúde
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|