Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Praça Victor Civita oferece, na Virada Sustentável 2015, atividades lúdicas e culturais gratuitas.
Agosto 26, 2015

Reconhecida pelo trabalho constante de valorização do meio ambiente e bem estar, a Praça Victor Civita participa da quinta edição da Virada Sustentável, nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 17h. Na ocasião, realiza o projeto (Re)Ciclo Musical, com apresentações musicais dos grupos Mawaca, com o show “Pelo Mundo com Mawaca”, no dia 29/8 (sábado), e do Tiquequê, com o espetáculo “Toc Patoc”, em 30/8 (domingo), ambos a partir das 16h.

Durante a programação também serão realizadas diversas atividades para toda a família, como sessões de yoga, pilates, oficina de mandala, feira de troca de brinquedos, contação de histórias, brincadeira de quintal e oficina de varinhas mágicas sonoras. Todas as apresentações terão tradução em libras e shake – plataforma vibratória para surdos.

O (Re)Ciclo Musical tem como finalidade criar oportunidades para o cidadão se informar e se engajar sobre a sustentabilidade por meio de atividades lúdicas e culturais, além dos shows. O projeto fará uma série de apresentações musicais na Praça Victor Civita, voltadas para a educação em sustentabilidade e inclusão, uma vez por mês até dezembro.

A quinta edição da Virada Sustentável acontecerá em São Paulo, de 26 a 30 de agosto, com atrações distribuídas em diferentes locais da Grande São Paulo. O objetivo é ser uma mobilização espontânea da sociedade, na qual as pessoas participam voluntariamente e de diversas formas.

Mawaca
Com 17 anos de carreira, o Mawaca é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas partes do globo. Formado por um grupo vocal de cantoras, que interpretam canções em mais de quinze línguas, são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembé africano, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão. No show “Pelo mundo com Mawaca” oferecem um leque de possibilidades sonoras e músicas multiculturais. Com repertório étnico e arranjos inovadores, valorizam a tradição oral.

Tiquequê
Formado por Angelo Mundy, Bel Tatit, Diana Tatit e Wem, o grupo Tiquequê traz em seu primeiro espetáculo, “Toc Patoc”, a simplicidade como carro-chefe. O show, voltado para todas as idades, utiliza-se de diversos recursos musicais: a percussão corporal e com objetos do cotidiano (latinhas, galão de água, caixas de CDs etc), além de diferentes combinações entre as quatro vozes, com o suporte harmônico do violão e cavaquinho.

Programação

Sábado (29 de agosto)

8h - Yoga
9h - Yoga
10h - Pilates/Oficina de mandalas
10h - Feira de troca de brinquedo
11h30 - Contação de História
12h - Oficina de mandalas
13h - Brincadeira de quintal
14h - Oficina de varinhas mágicas sonoras
14h30 - Brincadeira de quintal
16h - Show Mawaca

Domingo (30 de agosto)

8h - Yoga
9h - Yoga
10h - Pilates/Oficina de trapinhos
10h - Feira de troca de livros e gibis
11h - Coral Infantil e de Familiares do Guri
12h - Feira de troca de livros e gibis
13h - Brincadeira de quintal
14h - Oficina – os sons que vem do lixo
14h30 - Brincadeira de quintal
16h - Show Tiquequê

Serviço

Virada Sustentável
Data: 29 e 30 de agosto (sábado e domingo)
Horário: das 8h às 17h
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Ingresso: entrada gratuita
Classificação: livre
Outras informações: 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
*Os shows acontecem no palco da Praça, que conta com arquibancada coberta para 290 pessoas. As oficinas e demais atividades acontecem nos decks de madeira e para participar. Não há inscrições ou distribuição de ingressos.
** A capacidade total da Praça é de 1.400 pessoas; atingido este número, os portões serão fechados.

Sobre a Praça Victor Civita

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. Ela é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A praça divulga suas atividades pelo site www.pracavictorcivita.org.br e também nas redes sociais Twitter (@pracavc) e Facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.