Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Quatro Vezes Kubrick na Praça Victor Civita
Junho 10, 2015

O já cativo projeto Cine na Praça homenageia mais um dos clássicos cineastas este mês: Stanley Kubrick. É o ciclo KUBRICKx4 que, sempre às quintas-feiras de junho, a partir das 19h, exibe quatro filmes que marcaram a carreira do diretor: “Nascido para Matar” (11/6), “Glória feita de sangue” (18/6) e “O Iluminado” (25/6).

Ativo desde 2012, o Cine na Praça promove sessões de cinema a céu aberto – com pipoca gratuita – e é reconhecido por selecionar grandes obras das telonas para exibição em ambientes de natureza abundante, caso da Praça, que abriga o evento.

Sobre Kubrick

Stanley Kubrick é um dos mais aclamados cineastas de todos os tempos. Nascido em Nova Iorque em 1928, na juventude embora nunca tenha sido considerado um aluno exemplar, teve total apoio do seu pai que chegou a hipotecar a casa onde moravam para ajudar a financiar o primeiro longa do diretor, “Fear and Desire” (1953), filme que embora tenha sido recebido com boas críticas foi considerado por Kubrick um trabalho sem relevância. O primeiro grande sucesso de Kubrick viria em “Glória Feita de Sangue” (1957), com a participação do astro Kirk Douglas, que o convidou posteriormente para assumir a direção do épico Spartacus de 1960. O diretor é reconhecido por suas adaptações de livros e novelas, o perfeccionismo na fotografia e a meticulosidade na construção das cenas. Ao todo, Kubrick dirigiu treze longas durante a sua carreira.

PROGRAMAÇÃO CINE NA PRAÇA – “KUBRICKx4”

11/6 - NASCIDO PARA MATAR - quinta, às 19h
Gênero: Guerra / Drama
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Matthew Modine, Arliss Howard, Vincent D'Onofrio
Duração: 116 minutos
Ano: 1987
País: EUA, Reino Unido
Classificação: 18 anos
Sinopse: Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra e quando lá chegam se deparam com seus horrores.

18/6 - GLÓRIA FEITA DE SANGUE - quinta, às 19h
Gênero: Guerra / Drama
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou
Duração: 88 minutos
Ano: 1957
País: EUA, Reino Unido
Classificação: 16 anos
Sinopse: Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e
decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

25/6 - O ILUMINADO - quinta, às 19h
Gênero: Terror
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Duração: 146 minutos
Ano: 1980
País: EUA, Reino Unido
Classificação: 18 anos
Sinopse: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

SERVIÇO

Cine na Praça – KUBRICKX4
Datas: 4, 11, 18 e 25 de junho (quintas-feiras), sempre às 19h
Local: Palco da Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: entrada gratuita*
Capacidade: arquibancada coberta para 290 pessoas.
Classificação: Verificar a classificação indicativa do filme
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
* Não é necessário retirar ingressos com antecedência. Distribuição de pipoca gratuita.