|
Praça da Luz recebe 5ª edição do Show da Consciência Negra Novembro 17, 2011
O tradicional Show da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2007, para comemorar o dia 20 de novembro, será realizado este ano na Praça da Luz (ao lado da Estação da Luz). Entre as diversas atrações programadas, está o encontro entre as cantoras Margareth Menezes e Virgínia Rosa, no encerramento do evento. Vanessa Jackson, Leandro Lehart e o grupo Sandália de Prata também participam da programação.
A programação, das 9h às 22h, trará também artistas e grupos paulistas como Rappin´Hood, Soul Conection, Barbatuques e Originais do Samba. O evento conta ainda com atividades ligadas à cidadania e a reflexão social, como pinturas de rosto para crianças, esculturas com bexiga, oficina de contação de histórias, apresentação de capoeira e maculelê.
O evento homenageia também o escultor, ator, poeta e ativista social falecido este ano, Abdias do Nascimento, que participou da Frente Negra Brasileira, primeiro movimento político organizado que se voltou às demandas da população negra no País. Em 2011, comemoram-se os 80 anos de sua fundação.
O Show da Consciência terá início às 9h, com a apresentação do grupo feminino de percussão Ilú Obá Demin e, dentre os destaques, estão os shows de Vanessa Jackson, às 10h55; Leandro Lehart, às 14h55; Sandália de Prata com participação de Rappin'Hood, às 16h10; e Margareth Menezes, às 10h10. Às 22h20 acontece o encerramento com uma queima de fogos.
Confira abaixo, a programação completa.
V Encontro Paulista de Hip Hop
Consagrado no calendário cultural do Estado de São Paulo, o Encontro Paulista de Hip Hop chega a sua quinta edição buscando resgatar as características da cultura Hip Hop, no que tange ao discurso e à atuação política, num diálogo direto com a juventude. O evento, que integra a programação da Secretaria em torno do Ano Internacional para Afrodescendentes, acontecerá das 11h às 22h do dia 19 de novembro, no Memorial da América Latina.
Programação completa do Show da Consciência Negra
9h - Grupo de percussão feminino Ilú Oba Demin 9h40 - Orquestra Filarmônica Afro - Filafro 10h25 - Apresentações de capoeira e maculelê 10h55 - Vanessa Jackson (show) 11h55 - Grupo Cupuaçu (show) 12h40 - DJ 13h05 - Show Rose Calixto- tributo a Clara Nunes 13h55- DJ 14h15 - Apresentação: Cultura Viva - Dança Afro 14h55 - Leandro Lehart (show) 15h40 - Teatro do Lixo (peça) 16h10 - Sandália de Prata com Part. Rappin Hood (show) 18h - Banda Soul Conneciton 19h20 - Virginia Rosa 20h20 - Margareth Menezes
Show da Consciência Negra Dia 20/11, das 9h às 22h. Praça da Luz
Da Secretaria da Cultura
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|