Praça Cornélia, na Lapa, ganha Ponto de Entrega Voluntária de material reciclável Maio 19, 2011
Moradores da Lapa, na Zona Oeste, acostumados com o trabalho de coleta seletiva realizado pela ONG Reciclázaro, que funcionava nos fundos da Paróquia São João de Maria Vianney e teve de ser desativado, agora já podem contar com um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) no local.
Instalado desde terça-feira na praça Cornélia, o novo PEV receberá materiais recicláveis como garrafas PET, latinhas de refrigerante, papéis, vidros, entre outros. Óleo de cozinha usado também poderá ser deixado no local.
A cooperativa Cooperação é responsável pela coleta, separação e destinação desses materiais para reciclagem. Embora o contêiner apresente divisões por tipo de material, após a coleta é preciso fazer nova seleção, tarefa executada pelos cooperados, que atuam na coleta seletiva. O que o PEV realiza é uma pré-seleção, que facilita o trabalho seguinte. Os PEVs têm capacidade para receber até 1 tonelada de material reciclável.
Além da praça Cornélia, a Subprefeitura da Lapa disponibiliza atualmente mais dois PEVs. Um deles está localizado no estacionamento da subprefeitura, próximo da Praça de Atendimento, e o outro no Clube Escola Lapa – Pelezão, desde 2008.
Os pontos de entrega foram instalados por meio de um convênio com a BR 10, empresa conveniada com a Prefeitura de São Paulo, que presta assessoria para a implantação de pontos de coleta seletiva e gerencia a destinação final desses resíduos sólidos. A coleta nos PEVs é feita três vezes por semana ou sempre que houver necessidade. No PEV do Pelezão, por exemplo, a média de material coletado por mês é de quatro toneladas.
Na região da Lapa, as cooperativas de reciclagem autorizadas pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) são Cooperação, Cooper Vivabem e Cooperativa Mofarrej.
Grelhas de plástico
A Subprefeitura Lapa iniciou o uso de grelhas de sarjeta recicláveis na região. Feitas de plástico, as novas grelhas substituirão as tradicionais, diminuindo o gasto público com o material, uma vez que as antigas, fabricadas de aço, eram alvo de furto por causa de seu valor comercial.
Instaladas nas sarjetas de ruas e avenidas de São Paulo, as grelhas servem para auxiliar o escoamento das águas, impedindo que objetos caiam em galerias e ramais e prejudiquem o sistema de drenagem do Município. As fabricadas com material reciclado - originadas de embalagens de detergente, amaciante e desodorante -, embora não tenham valor comercial, funcionam da mesma forma que as de aço. Anualmente, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras repõe cerca de 4.000 grelhas por causa de furtos.
A primeira grelha reciclável da região foi instalada na avenida José Maria de Faria, em caráter de teste. Aprovada a novidade, a tendência é que as grelhas sejam substituídas gradativamente, de acordo com a necessidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|