Diretores das escolas municipais farão pós-graduação em gestão escolar Abril 12, 2011
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Lemann, irá oferecer pós-graduação para 117 diretores de escolas de Ensino Fundamental. O curso Gestão para o Sucesso Escolar, que será ministrado pela Universidade Anhembi Morumbi, tem duração de um ano e inicia este mês.
Com a iniciativa, a Secretaria pretende auxiliar os gestores no planejamento de suas ações, contribuindo para a eficiência da gestão; além de ampliar o alcance da concepção de gestão escolar promovendo uma análise que considere variáveis políticas, econômicas, culturais, sociais, tecnológicas e educacionais na atuação do diretor.
Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação oferece formação com tal nível de certificação para gestores, porém entre 2006 e 2007 outros 100 diretores também passaram por especialização com o mesmo objetivo. A partir do próximo semestre, até o final de 2012, a prefeitura dará continuidade ao processo de formação em planejamento estratégico e políticas públicas para o seu quadro de gestores, atingindo não apenas os diretores escolares do Ensino Fundamental, mas também diretores da Educação Infantil e os supervisores escolares, que trabalham nas 13 Diretorias Regionais de Educação de São Paulo e respondem pela supervisão das 2.494 escolas municipais.
Desde 2005, a Secretaria Municipal de Educação tem investido fortemente na formação dos profissionais da Educação paulistana. Vídeos e livros de orientação curriculares foram desenvolvidos para todos os professores da rede, enquanto os coordenadores pedagógicos recebem atualização constante e trabalham como multiplicadores da formação nas escolas. Além disso, há um grande investimento em diferentes cursos e seminários contemplando todos os segmentos educacionais – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, etc – para a implementação do currículo escolar. Nos últimos anos foram mais de 126 mil certificados expedidos para os educadores, dentre eles, 400 foram em nível de pós-graduação na área de Educação Especial, em cursos ministrados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|