|
Diretores das escolas municipais farão pós-graduação em gestão escolar Abril 12, 2011
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Lemann, irá oferecer pós-graduação para 117 diretores de escolas de Ensino Fundamental. O curso Gestão para o Sucesso Escolar, que será ministrado pela Universidade Anhembi Morumbi, tem duração de um ano e inicia este mês.
Com a iniciativa, a Secretaria pretende auxiliar os gestores no planejamento de suas ações, contribuindo para a eficiência da gestão; além de ampliar o alcance da concepção de gestão escolar promovendo uma análise que considere variáveis políticas, econômicas, culturais, sociais, tecnológicas e educacionais na atuação do diretor.
Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação oferece formação com tal nível de certificação para gestores, porém entre 2006 e 2007 outros 100 diretores também passaram por especialização com o mesmo objetivo. A partir do próximo semestre, até o final de 2012, a prefeitura dará continuidade ao processo de formação em planejamento estratégico e políticas públicas para o seu quadro de gestores, atingindo não apenas os diretores escolares do Ensino Fundamental, mas também diretores da Educação Infantil e os supervisores escolares, que trabalham nas 13 Diretorias Regionais de Educação de São Paulo e respondem pela supervisão das 2.494 escolas municipais.
Desde 2005, a Secretaria Municipal de Educação tem investido fortemente na formação dos profissionais da Educação paulistana. Vídeos e livros de orientação curriculares foram desenvolvidos para todos os professores da rede, enquanto os coordenadores pedagógicos recebem atualização constante e trabalham como multiplicadores da formação nas escolas. Além disso, há um grande investimento em diferentes cursos e seminários contemplando todos os segmentos educacionais – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, etc – para a implementação do currículo escolar. Nos últimos anos foram mais de 126 mil certificados expedidos para os educadores, dentre eles, 400 foram em nível de pós-graduação na área de Educação Especial, em cursos ministrados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|