Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Campanha contra a pólio começa neste sábado
Agosto 13, 2015

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em consonância com o Ministério da Saúde, promoverá entre os dias 15 e 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. O sábado (15) será o Dia da Mobilização Nacional. Além das 451 unidades básicas de saúde, shoppings, escolas e outros locais irão vacinar neste dia. Durante o período, também haverá a Campanha Nacional de Atualização de Caderneta de Vacinação

A vacinação contra a poliomielite é voltada para crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade, sendo que a meta é vacinar 95% do público alvo. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral, grave, que pode deixar sequelas permanentes. O vírus se instala no intestino, podendo afetar os nervos e causar paralisia parcial ou total dos membros. A transmissão ocorre por meio de material contaminado com fezes, aumentando o risco em condições sanitárias inadequadas. A disseminação se dá também no contato entre pessoas ao tossir, falar ou espirrar.

Segundo a coordenadora de Imunização do município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger, o país está livre do poliovírus há 26 anos. “A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a eliminação global da doença. O vírus da pólio, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes, por isso a importância da vacinação”.

Sobre a Campanha Nacional de Atualização de Caderneta de Vacinação, pais ou responsáveis devem levar crianças menores de cinco anos para verificar a situação vacinal. “É uma oportunidade para verificar se as crianças estão com atraso no calendário das diversas vacinas disponíveis e receber a dose para doenças como sarampo, caxumba, rubéola e coqueluche, entre outras”, afirma Maria Lígia.

Além desse sábado, a vacinação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site
www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

Fonte: Coordenação Especial de Comunicação - Secretaria Municipal da Saúde