Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pirituba completa 127 anos
Fevereiro 02, 2012

No dia 1º de fevereiro de 2012, o bairro de Pirituba completa 127 anos de crescimento e com  perspectiva de grandes investimentos na região. Investimentos que transformarão a vida dos moradores, gerando melhor qualidade de vida para todos.

 

O nome de Pirituba é o resultado da palavra "piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "tuba", que na língua tupi significa "muito". Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 1º de fevereiro de 1885. A Fazenda Barreto, com a morte do seu proprietário em 1922, foi partilhada entre seus herdeiros. Nesse mesmo ano foi loteada a primeira partilha da Fazenda e em 1926 foi loteada a segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.


Com uma extensão territorial de 17,1 km e população de 164, 931 habitantes o distrito administrativo de Pirituba apresenta infra-estrutura significativa para seus moradores e condições habitacionais, na região central, com edificações de boa qualidade, sendo este o espaço do distrito mais consolidado. Esta área possui, ainda, a maior parte da rede de serviços públicos e ofertas de atividades, serviços e comércio, este, inclusive, apresentando crescimento considerável nesta década. A região central apresenta, ainda, baixos índices demográficos, fato que infere no envelhecimento da população ao longo dos anos.


Além disso, a área apresenta sobrevalorização urbana de seus terrenos e um crescente processo de verticalização, com predomínio de condomínios de classe média. Pirituba, por ser o pólo aglutinador do crescimento da região, é um dos distritos mais desenvolvidos de nossa área administrativa. O investimento público dos últimos três anos, principalmente na área de transporte, vem alterando significativamente o desenvolvimento local. A região oferece, hoje, conforto para a maioria de seus moradores através de diversos serviços públicos, em especial na área de saúde que apresenta seis unidades básicas de saúde, um hospital municipal e um hospital para atendimento psiquiátrico, bem como duas unidades de especialidades, de acordo com as necessidades de cada área.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>