Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pirituba completa 127 anos
Fevereiro 02, 2012

No dia 1º de fevereiro de 2012, o bairro de Pirituba completa 127 anos de crescimento e com  perspectiva de grandes investimentos na região. Investimentos que transformarão a vida dos moradores, gerando melhor qualidade de vida para todos.

 

O nome de Pirituba é o resultado da palavra "piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "tuba", que na língua tupi significa "muito". Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 1º de fevereiro de 1885. A Fazenda Barreto, com a morte do seu proprietário em 1922, foi partilhada entre seus herdeiros. Nesse mesmo ano foi loteada a primeira partilha da Fazenda e em 1926 foi loteada a segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.


Com uma extensão territorial de 17,1 km e população de 164, 931 habitantes o distrito administrativo de Pirituba apresenta infra-estrutura significativa para seus moradores e condições habitacionais, na região central, com edificações de boa qualidade, sendo este o espaço do distrito mais consolidado. Esta área possui, ainda, a maior parte da rede de serviços públicos e ofertas de atividades, serviços e comércio, este, inclusive, apresentando crescimento considerável nesta década. A região central apresenta, ainda, baixos índices demográficos, fato que infere no envelhecimento da população ao longo dos anos.


Além disso, a área apresenta sobrevalorização urbana de seus terrenos e um crescente processo de verticalização, com predomínio de condomínios de classe média. Pirituba, por ser o pólo aglutinador do crescimento da região, é um dos distritos mais desenvolvidos de nossa área administrativa. O investimento público dos últimos três anos, principalmente na área de transporte, vem alterando significativamente o desenvolvimento local. A região oferece, hoje, conforto para a maioria de seus moradores através de diversos serviços públicos, em especial na área de saúde que apresenta seis unidades básicas de saúde, um hospital municipal e um hospital para atendimento psiquiátrico, bem como duas unidades de especialidades, de acordo com as necessidades de cada área.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>