Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pirituba completa 127 anos
Fevereiro 02, 2012

No dia 1º de fevereiro de 2012, o bairro de Pirituba completa 127 anos de crescimento e com  perspectiva de grandes investimentos na região. Investimentos que transformarão a vida dos moradores, gerando melhor qualidade de vida para todos.

 

O nome de Pirituba é o resultado da palavra "piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "tuba", que na língua tupi significa "muito". Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 1º de fevereiro de 1885. A Fazenda Barreto, com a morte do seu proprietário em 1922, foi partilhada entre seus herdeiros. Nesse mesmo ano foi loteada a primeira partilha da Fazenda e em 1926 foi loteada a segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.


Com uma extensão territorial de 17,1 km e população de 164, 931 habitantes o distrito administrativo de Pirituba apresenta infra-estrutura significativa para seus moradores e condições habitacionais, na região central, com edificações de boa qualidade, sendo este o espaço do distrito mais consolidado. Esta área possui, ainda, a maior parte da rede de serviços públicos e ofertas de atividades, serviços e comércio, este, inclusive, apresentando crescimento considerável nesta década. A região central apresenta, ainda, baixos índices demográficos, fato que infere no envelhecimento da população ao longo dos anos.


Além disso, a área apresenta sobrevalorização urbana de seus terrenos e um crescente processo de verticalização, com predomínio de condomínios de classe média. Pirituba, por ser o pólo aglutinador do crescimento da região, é um dos distritos mais desenvolvidos de nossa área administrativa. O investimento público dos últimos três anos, principalmente na área de transporte, vem alterando significativamente o desenvolvimento local. A região oferece, hoje, conforto para a maioria de seus moradores através de diversos serviços públicos, em especial na área de saúde que apresenta seis unidades básicas de saúde, um hospital municipal e um hospital para atendimento psiquiátrico, bem como duas unidades de especialidades, de acordo com as necessidades de cada área.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>