Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Retomado passeio turístico pela Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Junho 16, 2011

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou recentemente o passeio turístico em um trecho de 6 quilômetros (ida e volta) na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Ele acontece aos domingos, a partir das 10h00, com agendamento prévio, em autênticas locomotivas a vapor, circundando parte da mata atlântica que ainda está preservada.

A novidade faz parte do processo de revitalização que vem sendo feito, desde 2000, pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) - uma associação sem fins lucrativos.

O grupo, formado por amantes da ferrovia, tem a posse de 15 dos 20 km de ferrovia e todo o acervo de material rodante da antiga ferrovia, tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

Além do trecho citado, dos quais 3 km estão recuperados para o tráfego, o IFPPC ainda dispõe de outras três locomotivas, um carro de passageiros, um trolei de linha e mais 4 km de linha com possível tráfego leve.

De acordo com informações do blog www.peruspirapora.blogspot.com, para a reativação da linha, existente desde 1914 e paralisada em 1983, foi preciso localizar os trilhos cobertos pela terra e recolocar as peças que estavam danificadas. Os trabalhos de restauração começaram em 2001 e englobaram também os vagões e os seus pontos de partida e chegada.

A estrada foi construída inicialmente com o objetivo de atender aos arranha-céus e grandes obras da década de 30, não apenas de São Paulo, mas de todo o país. Desta maneira, por ali foram transportados muitos passageiros e inúmeras toneladas de cal, pedra calcária e cimento produzidos na antiga fábrica que existia em Perus.

O passeio é uma oportunidade de conhecer todo este contexto e entender a importância de se valorizar e investir no local, para manter viva a sua história. Ele tem duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa. Ao todo são três partidas por domingo no trecho que vai desde o Parque Anhanguera até o Rio Juqueri. No entanto, é necessário agendamento pelos telefones 3917-0088 ou 2876-2774.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Subprefeitura de Perus


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas