Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Retomado passeio turístico pela Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Junho 16, 2011

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou recentemente o passeio turístico em um trecho de 6 quilômetros (ida e volta) na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Ele acontece aos domingos, a partir das 10h00, com agendamento prévio, em autênticas locomotivas a vapor, circundando parte da mata atlântica que ainda está preservada.

A novidade faz parte do processo de revitalização que vem sendo feito, desde 2000, pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) - uma associação sem fins lucrativos.

O grupo, formado por amantes da ferrovia, tem a posse de 15 dos 20 km de ferrovia e todo o acervo de material rodante da antiga ferrovia, tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

Além do trecho citado, dos quais 3 km estão recuperados para o tráfego, o IFPPC ainda dispõe de outras três locomotivas, um carro de passageiros, um trolei de linha e mais 4 km de linha com possível tráfego leve.

De acordo com informações do blog www.peruspirapora.blogspot.com, para a reativação da linha, existente desde 1914 e paralisada em 1983, foi preciso localizar os trilhos cobertos pela terra e recolocar as peças que estavam danificadas. Os trabalhos de restauração começaram em 2001 e englobaram também os vagões e os seus pontos de partida e chegada.

A estrada foi construída inicialmente com o objetivo de atender aos arranha-céus e grandes obras da década de 30, não apenas de São Paulo, mas de todo o país. Desta maneira, por ali foram transportados muitos passageiros e inúmeras toneladas de cal, pedra calcária e cimento produzidos na antiga fábrica que existia em Perus.

O passeio é uma oportunidade de conhecer todo este contexto e entender a importância de se valorizar e investir no local, para manter viva a sua história. Ele tem duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa. Ao todo são três partidas por domingo no trecho que vai desde o Parque Anhanguera até o Rio Juqueri. No entanto, é necessário agendamento pelos telefones 3917-0088 ou 2876-2774.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Subprefeitura de Perus


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas