Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque Ibirapuera receberá nova iluminação, mais moderna e econômica
Maio 04, 2011

O Parque Ibirapuera, um dos símbolos de São Paulo, será beneficiado com novo sistema de iluminação pública, mais moderno, econômico e ambientalmente correto, que ressaltará o valor histórico do local para a Cidade. A Prefeitura está reformulando toda a iluminação do parque, com investimento de R$ 4,6 milhões.

A iniciativa é da Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em parceria com a AES Eletropaulo. O projeto procura destacar a importância da redução do consumo de energia, um dos temas da C40 São Paulo Summit, reunião internacional de prefeitos que apresenta programas de combate à mudança climática e será realizada na Capital entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

A proposta prevê a utilização de diferentes tipos de iluminação, uma específica feita por lâmpadas de LED e outra por lâmpadas de vapor metálico. Ao todo, serão 849 novas luminárias usando a tecnologia das lâmpadas LED de 113W, em substituição a outras 291 luminárias que utilizam lâmpadas de vapor de mercúrio e vapor de sódio. Além disso, serão trocadas mais de 800 lâmpadas por unidades de vapor metálico.

As lâmpadas de LED estão sendo instaladas nas ruas internas do parque, enquanto as lâmpadas de vapor metálico serão colocadas nas áreas dos jardins e estacionamento. Os postes instalados e a altura das luminárias também passam por mudanças e foram reduzidos a cinco metros para que as copas das árvores não interfiram na incidência de luz das lâmpadas.

Benefícios

A utilização da tecnologia LED no projeto de revitalização da iluminação do Ibirapuera proporcionará economia de energia de 20%, além de garantir uma vida útil mais longa, reduzindo a manutenção do sistema de iluminação. Já a lâmpada de vapor metálico possibilita distribuição de luz mais uniforme, evitando a utilização de uma quantidade maior de lâmpadas para obter o mesmo resultado.

Com a utilização das lâmpadas LEDs, que emitem luz branca, o índice de reprodução de cores aumentará 350%, permitindo  melhor realce das cores naturais do parque e proporcionando um ambiente mais confortável aos freqüentadores do local.

Parque Ibirapuera

Inaugurado em 1954, o Parque Ibirapuera foi entregue à população durante os festejos comemorativos do aniversário do quarto centenário da cidade de São Paulo. Atualmente, é um dos parques mais procurados pela população paulistana, sendo uma das mais importantes áreas verdes e de lazer da Cidade, com área de 1.584.000 m². Abriga pontos turísticos de destaque, como o Planetário, o Museu de Arte Moderna, Pavilhão da Bienal, Pavilhão Japonês, entre outros.

Grandes Cidades

A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização criada em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone, que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para o debate do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Seu propósito é incentivar a cooperação internacional entre as grandes metrópoles, para reduzir as emissões de carbono, e promover ações entre as instituições privadas e governos nacionais, a fim de reduzir os efeitos do aquecimento global.

Depois de passar por Londres (2005), Nova York (2007) e Seul (2009), a edição 2011 da conferência da Rede C40 será realizada em São Paulo como parte da meta 173 da Agenda 2012.

O evento é exclusivo para prefeitos e representantes das grandes cidades, que discutirão medidas para combater as mudanças climáticas e trocar experiências das melhores práticas sustentáveis. Os resultados dos debates beneficiarão diretamente os cidadãos. A partir dessa reunião, vários projetos de política ambiental poderão ser adotados pelas cidades.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>