Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Palestra gratuita no Parque CienTec da USP tratará, sábado, sobre a relação entre matemática e música
Agosto 27, 2014

O Parque CienTec da USP oferece, no próximo sábado, dia 30, às 15 h, um café científico gratuito com o Prof. Dr. Oscar João Abdounur, do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

No evento, o pesquisador falará sobre o tema Matemática e música em contexto: mudanças conceituais.

Resumo do tema

Matemática e música se vinculam desde a Antiguidade. No chamado experimento do monocórdio, atribui-se a Pitágoras o estabelecimento da correspondência entre intervalos musicais e razões de uma corda. O experimento de Pitágoras mostra como uma ordem matemática está presente no espaço físico e apresenta tal ordem como origem e fundamento da harmonia, lançando luzes sobre um grande número de discussões a respeito de teoria musical tendo razões matemáticas como fundamento, tanto na Grécia como posteriormente aos tempos helenísticos. Essa característica conformou uma concepção de música ocidental de natureza cosmológico-matemático-especulativa, fundamentada na aritmética pitagórica e focalizada principalmente em uma atividade racional de especulação; que desencadeou uma forte tradição baseada no pitagorismo até o Renascimento, quando uma visão matemático-empírica predominou. Nesse contexto, princípios físicos passam a fundamentar fenômenos acústico-musicais. A passagem do final do século XV para o início do século XVI testemunhou ainda o aparecimento da geometria como instrumento para resolução de problemas em música teórica e de forma não independente, mudanças na concepção de razão/número. Nesse período, surgem teóricos envolvidos com questões musicais, que resgatando fontes gregas, possibilitaram o acesso a importantes frutos do reavivamento do interesse por textos antigos, contexto este em que se explicita a geometria euclidiana na resolução de problemas em música teórica. Dentre os problemas tratados, propõem-se divisões iguais do intervalo de tom inteiro, que pressupõem transformações nas concepções de razão, em particular, na direção de promover a emergência da ideia de número real em contextos teórico-musicais.

Serviço

Matemática e música em contexto: mudanças conceituais
Palestrante: Prof. Dr. Oscar João Abdounur, do Instituto de Matemática e Estatística da USP
Data: 30 de agosto, às 15 h
Parque CienTec da USP
Local: Av. Miguel Stéfano, 4.200 (em frente ao Zoológico)
Grátis
Informações: tel. (11) 5077-6314
http://parquecientec.usp.br/

O Parque

O Parque CienTec da USP está aberto aos sábados, exceto feriados, entre 9h e 16h. Está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma das maiores reservas naturais na Região Metropolitana, um ambiente privilegiado para entrar em contato com a natureza e realizar trilhas.
Também aos sábados oferece duas sessões do planetário: às 11h e às 14h.