Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque Cientec, da USP, apresenta, dia 18, palestra gratuita O ovo de Colombo, a luneta de Galileu e outros mitos da história da astronomia
Maio 08, 2013

Todos conhecem a famosa anedota do “ovo de Colombo”, segundo a qual o navegador teria mostrado, a um auditório perplexo, uma forma muito simples de fazer um ovo parar em pé sobre a mesa, arrematando que, apesar da simplicidade, ninguém havia pensado nisso antes. Habitualmente, ouvimos que a moral da história é que Colombo teria com isso indicado que sua grande viagem oceânica fora mais difícil pela novidade das ideias necessárias para sua formulação do que pela execução em si e, entre essas “novas”, sempre escutamos que estaria presente a de que nosso planeta é esférico, e não plano.

Tudo isso, apenas ilustra um dos mais persistentes mitos da história das ciências, e da astronomia em particular: que a crença em uma Terra plana um dia foi generalizada (e até exigida pela Igreja). Na verdade, há muito tempo se sabe que as coisas nunca foram assim, mas o mito permanece vivo no imaginário cultural, reforçado pela sua propagação pelas escolas e livros didáticos. Além desse, a história da astronomia tem muitos outros exemplos de situações que jamais ocorreram, mas que continuam sendo tomadas como verdadeiras: veremos nesta palestra, por exemplo, que Galileu Galilei não inventou a luneta, que ele não provou que a Terra gira em torno do Sol, e que as antigas teorias de Ptolomeu não estavam nem perto de uma “crise”quando foram questionadas por Copérnico, entre outros casos interessantes.

Palestrante: Prof. Dr. Thomás A. S. Haddad – EACH - USP.
Data: 18 de maio de 2013, sábado.
Horário: 15 horas
Local: Av. Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda (em frente ao Zoológico).
Entrada gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
Informações:(11) 5077-6314 ou mlmelo@usp.br


Exibir mapa ampliado

Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas