Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque Cientec da USP apresenta, dia 29, palestra gratuita sobre a idade das árvores
Setembro 26, 2012

O Parque CienTec, da USP promove, no dia 29 de setembro, às 17 horas, a palestra: "A idade das árvores". O palestrante será o Prof. Dr. Gregório Ceccantini, Professor do Instituto de Biociências da USP. Após a palestra, se o céu não estiver nublado haverá observação através da Luneta Zeiss.

A palestra é orientada ao público em geral, e é gratuita. O número de vagas, porém,  é limitado. As inscrições tem de ser feitas pelos telefones 5077-6314 ou pelo endereço de e-mail mlmelo@usp.br.

O Parque CienTec da USP fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200 (Mapa) - Água Funda (em frente ao Zoológico)

Sobre a palestra

Não há pessoa que não fique maravilhada ao ver de perto uma árvore muito grande. Junto dessa sensação de grandeza da natureza, naturalmente surge uma curiosidade sobre a idade que a árvore possa ter. Isso acaba levando as pessoas a tentar adivinhar a idade, sugerindo valores que lhe parecem razoáveis para uma planta tão grande: 100 anos, 500 anos, 1000 anos.

Apesar desses  "chutes" serem valores possíveis para a idade de uma árvore, há métodos científicos, reconhecidos no mundo todo, que podem determinar com muita precisão a idade de uma árvore. O mais preciso deles é a contagem dos anéis de crescimento, o que é feito usando a observação anatômica com lupas e microscópios. Para se ter certeza da idade e do ano de formação de um dado anel de crescimento são empregados métodos matemáticos de um campo da ciência chamado "Dendrocronologia", que quer dizer tempo das árvores.

Assim, durante a apresentação, serão apresentados aspectos da organização anatômica do tronco das árvores, como se dá a formação de anéis de crescimento e sua relação com o clima, bem como haverá uma exploração das aplicações possíveis da Dendrocronologia em estudos das variações climáticas e da ecologia das florestas. Também serão apresentadas as árvores mais velhas do mundo e do Brasil.

Adicionalmente serão mostradas amostras de madeira com várias idades, para que a plateia possa se familiarizar mais com o assunto.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas