Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque Cientec da USP apresenta, dia 29, palestra gratuita sobre a idade das árvores
Setembro 26, 2012

O Parque CienTec, da USP promove, no dia 29 de setembro, às 17 horas, a palestra: "A idade das árvores". O palestrante será o Prof. Dr. Gregório Ceccantini, Professor do Instituto de Biociências da USP. Após a palestra, se o céu não estiver nublado haverá observação através da Luneta Zeiss.

A palestra é orientada ao público em geral, e é gratuita. O número de vagas, porém,  é limitado. As inscrições tem de ser feitas pelos telefones 5077-6314 ou pelo endereço de e-mail mlmelo@usp.br.

O Parque CienTec da USP fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200 (Mapa) - Água Funda (em frente ao Zoológico)

Sobre a palestra

Não há pessoa que não fique maravilhada ao ver de perto uma árvore muito grande. Junto dessa sensação de grandeza da natureza, naturalmente surge uma curiosidade sobre a idade que a árvore possa ter. Isso acaba levando as pessoas a tentar adivinhar a idade, sugerindo valores que lhe parecem razoáveis para uma planta tão grande: 100 anos, 500 anos, 1000 anos.

Apesar desses  "chutes" serem valores possíveis para a idade de uma árvore, há métodos científicos, reconhecidos no mundo todo, que podem determinar com muita precisão a idade de uma árvore. O mais preciso deles é a contagem dos anéis de crescimento, o que é feito usando a observação anatômica com lupas e microscópios. Para se ter certeza da idade e do ano de formação de um dado anel de crescimento são empregados métodos matemáticos de um campo da ciência chamado "Dendrocronologia", que quer dizer tempo das árvores.

Assim, durante a apresentação, serão apresentados aspectos da organização anatômica do tronco das árvores, como se dá a formação de anéis de crescimento e sua relação com o clima, bem como haverá uma exploração das aplicações possíveis da Dendrocronologia em estudos das variações climáticas e da ecologia das florestas. Também serão apresentadas as árvores mais velhas do mundo e do Brasil.

Adicionalmente serão mostradas amostras de madeira com várias idades, para que a plateia possa se familiarizar mais com o assunto.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas