Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque Cientec da USP apresenta, dia 29, palestra gratuita sobre a idade das árvores
Setembro 26, 2012

O Parque CienTec, da USP promove, no dia 29 de setembro, às 17 horas, a palestra: "A idade das árvores". O palestrante será o Prof. Dr. Gregório Ceccantini, Professor do Instituto de Biociências da USP. Após a palestra, se o céu não estiver nublado haverá observação através da Luneta Zeiss.

A palestra é orientada ao público em geral, e é gratuita. O número de vagas, porém,  é limitado. As inscrições tem de ser feitas pelos telefones 5077-6314 ou pelo endereço de e-mail mlmelo@usp.br.

O Parque CienTec da USP fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200 (Mapa) - Água Funda (em frente ao Zoológico)

Sobre a palestra

Não há pessoa que não fique maravilhada ao ver de perto uma árvore muito grande. Junto dessa sensação de grandeza da natureza, naturalmente surge uma curiosidade sobre a idade que a árvore possa ter. Isso acaba levando as pessoas a tentar adivinhar a idade, sugerindo valores que lhe parecem razoáveis para uma planta tão grande: 100 anos, 500 anos, 1000 anos.

Apesar desses  "chutes" serem valores possíveis para a idade de uma árvore, há métodos científicos, reconhecidos no mundo todo, que podem determinar com muita precisão a idade de uma árvore. O mais preciso deles é a contagem dos anéis de crescimento, o que é feito usando a observação anatômica com lupas e microscópios. Para se ter certeza da idade e do ano de formação de um dado anel de crescimento são empregados métodos matemáticos de um campo da ciência chamado "Dendrocronologia", que quer dizer tempo das árvores.

Assim, durante a apresentação, serão apresentados aspectos da organização anatômica do tronco das árvores, como se dá a formação de anéis de crescimento e sua relação com o clima, bem como haverá uma exploração das aplicações possíveis da Dendrocronologia em estudos das variações climáticas e da ecologia das florestas. Também serão apresentadas as árvores mais velhas do mundo e do Brasil.

Adicionalmente serão mostradas amostras de madeira com várias idades, para que a plateia possa se familiarizar mais com o assunto.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas