Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque Cientec da USP apresenta, dia 26, palestra gratuita sobre Fusão Nuclear
Maio 09, 2012

O Parque CienTec, da USP promove, no dia 26 de maio, às 17 horas, a palestra: "Fusão Nuclear: Utilizando na Terra a Energia das Estrelas". O palestrante será o Prof. Dr. Álvaro Vannucci, do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Após a palestra, se o céu não estiver nublado haverá observação através da Luneta Zeiss.

A palestra é orientada ao público em geral, e é gratuita. O número de vagas, porém,  é limitado. As inscrições tem de ser feitas pelos telefones 5077-6314 ou pelo endereço de e-mail mlmelo@usp.br.

O Parque CienTec da USP fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200 (Mapa) - Água Funda (em frente ao Zoológico)

Sobre a palestra

As estrelas não passam de imensas "bolas" de hidrogênio submetidas a altíssimas temperaturas e pressões. Nessas condições, o hidrogênio não se encontra nem mesmo no estado gasoso: ele forma um quarto estado da matéria chamado de plasma. É nesse estado que continuamente ocorre a fusão dos núcleos de hidrogênio, gerando núcleos de hélio. Esse processo libera uma enorme quantidade de energia e é chamado de fusão termonuclear. Em laboratórios de pesquisa na Terra, procura-se atualmente conquistar a fusão termonuclear controlada através do chamado confinamento magnético do plasma. Quando for possível este controle, a humanidade terá a sua disposição uma fonte praticamente inesgotável e limpa de energia.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas