Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque CienTec apresenta palestra sobre aplicação da física nuclear nas artes e na arqueologia
Abril 22, 2009

A física nuclear muitas vezes está associada a aspectos negativos da criação humana, como bombas atômicas e acidentes nucleares. Porém, a física nuclear representa um avanço inestimável do conhecimento humano sobre a natureza mais elementar da matéria. Além disso, o conhecimento sobre o núcleo atômico e as técnicas desenvolvidas para o seu estudo podem ser ferramentas poderosas para análise de diferentes materiais.

Uma aplicação muito interessante é o estudo de obras de arte e peças arqueológicas onde estas técnicas nucleares oferecem diversas vantagens sobre técnicas físico-químicas, principalmente por não precisar retirar pedaços das amostras. O conhecimento das técnicas de fabricação de determinados objetos de arte podem auxiliar na preservação e conservação do objeto estudado. E, muitas vezes, estas técnicas nucleares permitem a descoberta da autenticidade de um objeto raro como um Picasso ou da origem de um vaso indígena de milhares de anos.

Este será o assunto da palestra gratuita que a Profa. Dra. Márcia de Almeida Rizzutt, do Departamento de Física Nuclear - IF/USP, apresentará neste sábado, 25 de Abril, às 17  horas, no Auditório do Parque CienTec da USP (Av. Miguel Stéfano, 4.200 - Água Funda, em frente ao Zoológico).

Após a palestra, se o céu permitir, haverá observação na Luneta. Aconselha-se a quem ficar para a observação que traga um repelente para a pele.

Será fornecido certificado de presença, a quem solicitar.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 5077-6314, 5077-6313 ou pelo e-mail: mlmelo@usp.br (basta informar nome e telefone ou e-mail)

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas