Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Parque CienTec apresenta palestra sobre aplicação da física nuclear nas artes e na arqueologia
Abril 22, 2009

A física nuclear muitas vezes está associada a aspectos negativos da criação humana, como bombas atômicas e acidentes nucleares. Porém, a física nuclear representa um avanço inestimável do conhecimento humano sobre a natureza mais elementar da matéria. Além disso, o conhecimento sobre o núcleo atômico e as técnicas desenvolvidas para o seu estudo podem ser ferramentas poderosas para análise de diferentes materiais.

Uma aplicação muito interessante é o estudo de obras de arte e peças arqueológicas onde estas técnicas nucleares oferecem diversas vantagens sobre técnicas físico-químicas, principalmente por não precisar retirar pedaços das amostras. O conhecimento das técnicas de fabricação de determinados objetos de arte podem auxiliar na preservação e conservação do objeto estudado. E, muitas vezes, estas técnicas nucleares permitem a descoberta da autenticidade de um objeto raro como um Picasso ou da origem de um vaso indígena de milhares de anos.

Este será o assunto da palestra gratuita que a Profa. Dra. Márcia de Almeida Rizzutt, do Departamento de Física Nuclear - IF/USP, apresentará neste sábado, 25 de Abril, às 17  horas, no Auditório do Parque CienTec da USP (Av. Miguel Stéfano, 4.200 - Água Funda, em frente ao Zoológico).

Após a palestra, se o céu permitir, haverá observação na Luneta. Aconselha-se a quem ficar para a observação que traga um repelente para a pele.

Será fornecido certificado de presença, a quem solicitar.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 5077-6314, 5077-6313 ou pelo e-mail: mlmelo@usp.br (basta informar nome e telefone ou e-mail)

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas