Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Paulo sediará as Paraolimpíadas Escolares
Agosto 04, 2010

O prefeito de São Paulo, o governador Alberto Goldman e o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, assinaram, na última terça-feira (03/08), o termo de cooperação para a realização, em 2010, da segunda edição das Paraolimpíadas Escolares na capital paulista.

O campeonato esportivo reúne atletas de 12 a 19 anos em competições de dez modalidades. Ele é o maior evento paraolímpico do mundo para essa faixa de idade. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do secretário municipal da Pessoa com Deficiência e da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As Paraolimpíadas Escolares serão realizadas de 6 a 11 de setembro no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Clube Espéria e no Anhembi. A expectativa é que cerca de 1.500 estudantes das redes particular e pública de 22 estados e do Distrito Federal participem das atividades esportivas. Os estados de Goiás e Rio Grande do Sul estréiam na competição.

"Esperamos que esta Paraolimpíada seja referência para inúmeras outras competições e ações integradas voltadas para as pessoas com deficiência em outras cidades e em outros estados", afirmou o prefeito.


Convênio

Os atletas contarão com o transporte do Programa Atende, da Secretaria Municipal de Transportes, e com atividades de lazer. "Trabalhamos para criar oportunidades para todas as crianças que têm algum tipo de dificuldade a superar suas barreiras", disse o secretário.

O Governo do Estado investirá R$ 500 mil no evento e vai estruturar, inclusive, hospedagem e alimentação para os atletas. "Queremos não só trazer mais jovens para a inclusão, incentivando a prática de esportes, mas também conscientizar toda a sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência", explicou o governador Alberto Goldman.


Modalidades

Neste ano foram incluídas duas novas modalidades: vôlei sentado e tênis em cadeira de rodas. Os estudantes também competirão em atletismo, natação, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha e tênis de mesa.

O Estado de São Paulo será representado por 129 atletas selecionados pelas secretarias estaduais de Direitos da Pessoa com Deficiência, da Educação e dos Esportes. A delegação paulista foi campeã das paraolimpíadas escolares de 2009, quando competiu com 97 atletas nas modalidades atletismo, bocha, futebol de 7 para paralisados cerebrais, judô, natação e tênis de mesa.

A expectativa é que as Paraolimpíadas Escolares contribuam para selecionar talentos e formar atletas para os Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A meta do CPB é de o Brasil alcançar em seis anos um lugar entre os três primeiros colocados da mais prestigiada competição paraolímpica mundial.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>