Trem do Expresso Turístico chega a Paranapiacaba Junho 25, 2010
Depois de quase uma década da chegada do último trem, a Vila de Paranapiacaba se prepara para receber o Expresso Turístico, trem operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para tanto, o município de Santo André iniciou esta semana a montagem da estação que receberá os visitantes a partir de julho. O espaço será construído ao lado do antigo galpão, anteriormente utilizado como garagem de locomotivas, próxima ao Viradouro, na Parte Baixa.
O Expresso Turístico foi viabilizado por meio de parceria entre a CPTM, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Prefeitura de Santo André e a MRS Logística. Os passeios serão quinzenais, aos domingos, com saída pela manhã da estação da Luz, parada na estação de Santo André e seguindo à Vila Ferroviária, onde os visitantes poderão passear durante o dia. O retorno será no fim da tarde, com parada em Santo André e chegada na estação da Luz.
Trajeto Luz - Paranapiacaba
A charmosa vila que foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia no Brasil, está nos planos do Expresso Turístico. Lá, o turista poderá conhecer as diversas atrações da vila que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade. Entre elas, destacam-se o Museu do Castelinho, o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.
Além disso, em datas especiais, é possível encontrar em operação a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à empresa britânica SPR (São Paulo Railway Co.), e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Em julho, acontecerá o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, que reúne estrelas da MPB, rock, música clássica e atrações internacionais.
Também parte da primeira ferrovia paulista, a linha até Paranapiacaba proporcionará ao turista uma viagem no tempo. Na passagem pelo Memorial do Imigrante é possível avistar alguns trens antigos - incluindo uma Maria Fumaça que ainda funciona. A Estação Ipiranga apresenta uma cena do Grito de Independência, retratado pela dupla de grafiteiros brasileiros "Os Gêmeos", conhecida internacionalmente. Já as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ainda conservam a arquitetura oitocentista da época da inauguração.
Da CPTM
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|