|
Biblioteca Mário de Andrade promove o ciclo de palestras Romance de Formação Fevereiro 28, 2013
O tema da “formação” do indivíduo e do desenvolvimento de suas potencialidades sempre exerceu extraordinário fascínio sobre os romancistas. Constituiu-se uma tendência universal na literatura colocar em cena personagens em processo de amadurecimento, aperfeiçoamento, aprendizagem, educação, não importando se o “caminho de formação” narrado conflui para um desfecho positivo ou se fracassa inteiramente.
Este ciclo de palestras se propõe a discutir o “romance de formação” a partir de uma perspectiva histórica e literária. As palestras enfocam os mais significativos títulos da literatura universal, oferecendo aos participantes a possibilidade de um contato aprofundado com obras-primas do gênero.
Composto por dezesseis palestras e com duração de quatro meses, o ciclo apresenta um panorama das manifestações mais expressivas do romance de formação nas várias literaturas, enfocando obras como Grandes esperanças, de Charles Dickens; Crime e castigo, de Dostoievski; A educação sentimental, de Flaubert; A montanha mágica, de Thomas Mann; Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; e Dom Quixote, de Cervantes.
O primeiro encontro será no dia 2 de março, com a palestra do professor Marcus Vinícius Mazzari, sobre a obra Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1795), de Johann Wolfgang Von Goethe.
Todas as obras a serem discutidas estão disponíveis na Biblioteca Mário de Andrade - na Coleção Geral (para consulta local) e na Circulante (para empréstimo). Outras bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura também disponibilizam essas obras – buscar no site http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/.
Confira a programação completa do ciclo
2 de março - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Johann Wolfgang Von Goethe
obra: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister
palestra de Marcus Vinícius Mazzari
9 de março - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Miguel de Cervantes
obra: Dom Quixote
palestra de Maria Augusta da Costa Vieira
16 de março - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Charles Dickens
obra: Grandes esperanças
palestra de Sandra Vasconcelos
23 de março - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Victor Hugo
obra: Os miseráveis
palestra de Walnice Galvão
06 de abril - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Machado de Assis
obra: Dom Casmurro
palestra de Alcides Villaça
13 de abril - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Alfred Döblin
obra: Berlim Alexanderplatz
palestra de Willi Bolle
20 de abril - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Gustave Flaubert
obra: A educação sentimental
palestra de Samuel Titan Jr.
27 de abril - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Dostoiévski
obra: Crime e castigo
palestra de Paulo Bezerra
4 de maio - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Ítalo Svevo
obra: A consciência de Zeno
palestra de Fábio de Souza Andrade
11 de maio - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: James Joyce
obra: Retrato do artista quando jovem
palestra de Munira Mutran
18 de maio - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: José María Arguedas
obra: Rios profundos
palestra de Marcos Piason Natali
25 de maio - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Graciliano Ramos
obra: São Bernardo
palestra de Erwin Torralbo Gimenez
8 de junho - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Proust
obra: Em busca do tempo perdido
palestra de Franklin Leopoldo e Silva
15 de junho - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Thomas Mann
obra: A montanha mágica
palestra de Jorge de Almeida
22 de junho - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Guimarães Rosa
obra: Grande sertão: Veredas
palestra de Davi Arrigucci
29 de junho - sábado - das 10h às 12h
Local: auditório do edifício principal
autor: Milton Hatoum
obra: Dois irmãos
palestra de Milton Hatoum
Fonte: Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|