Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Palestra no Parque CienTec, dia 18 de outubro (sábado), tratará sobre o tema: “Chuvas e desastres em áreas urbanas: observações de campo e impactos gerados”
Setembro 29, 2014

O Parque CienTec, da USP, convida para o Café científico com o (Msc)  Marcelo Fischer Gramani, Geólogo Pesquisador  do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, ás 15 horas, que falará sobre o tema:  “Chuvas e desastres em áreas urbanas: observações de campo e impactos gerados”.

Resumo do tema

O número de ocorrências de acidentes, em várias regiões serranas do país, tem aumentado nos últimos anos. Esses eventos têm causado significativo impacto e danos diversos em muitas áreas urbanas e rurais, geralmente associados a períodos de alta intensidade de chuva. As características geológicas e geotécnicas dos terrenos, associadas aos elevados volumes pluviométricos, condicionam as diferentes dinâmicas e mecanismos dos movimentos de massa. Além disso, a grande variedade das atividades humanas tem influído significativamente no aumento das áreas de risco, como os núcleos habitacionais, obras de transposição (ex. rodovias, ferrovias e polidutos), terminais petroquímicos e sistemas de captação e de abastecimento de água. Em termos de impacto, somam-se quase 4000 vítimas causadas por deslizamentos no Brasil no período entre 1988 a 2014. Alguns eventos generalizados (deslizamentos, corridas de massa, enxurradas e inundações), ocorridos em áreas geomorfologicamente mais acidentadas, marcaram historicamente o Brasil. Neste Café Científico, serão analisados alguns casos emblemáticos de diferentes regiões do país.

Serviço

Data: 18-10-2014, às 15 h.
Informações: tel. (11) 5077-6314
Nosso site: www.parquecientec.usp.br
Local: Av. Miguel Stéfano, 4.200 (em frente ao Zoológico)     
O Parque CienTec  informa que está aberto aos sábados, exceto feriados, entre 9h. e 16h. Está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma das  maiores reservas naturais na Região Metropolitana, um ambiente privilegiado para entrar em contato com a natureza e realizar trilhas.
Oferece duas sessões do planetário: às 11h. e às 14h.