Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Palestra gratuita no Parque CienTec da USP discutirá, sábado, sobre o monitoramento da atividade solar
Setembro 09, 2014

O Parque CienTec da USP oferece, no próximo sábado, dia 13, às 15 h, um café científico gratuito com o Prof. Dr. Eder Cassola Molina, do Departamento de Geofísica do IAG-USP.

No evento, o pesquisador apresentará o tema: O dia em que a Terra parou.

Resumo do tema:

Em 23/julho/2012, a Terra quase sofreu o impacto de um evento vindo do espaço, que poderia causar enormes transtornos e perdas financeiras catastróficas para a humanidade. Desta vez, não por um asteroide, mas por uma fortíssima tempestade solar. Se essa tempestade tivesse ocorrido uma semana depois, atingiria a Terra em cheio, com consequências desastrosas. Nessa palestra será mostrado em linhas gerais como funciona o Sol, e qual o impacto de sua dinâmica na vida dos habitantes da Terra, e serão discutidos exemplos de danos causados à civilização por eventos deste tipo ocorridos em um passado não muito distante, bem como os meios de monitorar a atividade solar nos dias de hoje.

Serviço

Data: 13 de setembro de 2014, às 15h.
Local: Av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (em frente ao Zoológico)
Informações: (11)5077-6314
Nosso site: www.parquecientec.usp.br

O Parque

O Parque CienTec da USP está aberto aos sábados, exceto feriados, entre 9h e 16h. Está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma das  maiores reservas naturais na Região Metropolitana, um ambiente privilegiado para entrar em contato com a natureza e realizar trilhas.
Também aos sábados oferece duas sessões do planetário: às 11h e  às 14h.