Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Palácio dos Bandeirantes expõe peças arqueológicas de rituais funerários
Maio 20, 2009

Começa nesta terça-feira a exposição "Vida após a Vida - Testemunhos da Passagem", que terá como palco o Palácio dos Bandeirantes e apresenta como culturas diferentes celebram seus mortos. A mostra conta com 37 objetos de rituais diversos pertencentes ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

As obras estão organizadas em quatro categorias: funeral entre os índios Bororo; o Quarup (ritual para homenagear os mortos) entre sociedades do Parque Indígena do Xingu; sepultamentos na tradição arqueológica brasileira Marajoara e Egito na época faraônica.

"A mostra visa destacar a capacidade dessas culturas de transformar cerimônias fúnebres em situações especiais de unificação grupal, de continuidade entre passado, presente e futuro e de incorporação dos antepassados no projeto de construção da memória e identidade", afirma a professora Dra. Marília Xavier Cury, coordenadora da mostra.

No mesmo dia, o Palácio dos Bandeirantes também estréia a exposição de fotografias "Valdir Cruz - fotografias: Sinfonia de um viajante", sobre a cultura indígena da tribo Yanomami e quedas d'água do Paraná. A mostra permanece em exibição entre os dias 19 de maio e 26 de julho. No total, são 35 imagens: 17 fotografias que registram índios da tribo Yanomami e 18 das quedas d'água do Paraná.

Serviço:
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2
Informações: 2193-8282 - monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo
Entrada e Estacionamento: gratuitos

 

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas