Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Palácio dos Bandeirantes expõe peças arqueológicas de rituais funerários
Maio 20, 2009

Começa nesta terça-feira a exposição "Vida após a Vida - Testemunhos da Passagem", que terá como palco o Palácio dos Bandeirantes e apresenta como culturas diferentes celebram seus mortos. A mostra conta com 37 objetos de rituais diversos pertencentes ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

As obras estão organizadas em quatro categorias: funeral entre os índios Bororo; o Quarup (ritual para homenagear os mortos) entre sociedades do Parque Indígena do Xingu; sepultamentos na tradição arqueológica brasileira Marajoara e Egito na época faraônica.

"A mostra visa destacar a capacidade dessas culturas de transformar cerimônias fúnebres em situações especiais de unificação grupal, de continuidade entre passado, presente e futuro e de incorporação dos antepassados no projeto de construção da memória e identidade", afirma a professora Dra. Marília Xavier Cury, coordenadora da mostra.

No mesmo dia, o Palácio dos Bandeirantes também estréia a exposição de fotografias "Valdir Cruz - fotografias: Sinfonia de um viajante", sobre a cultura indígena da tribo Yanomami e quedas d'água do Paraná. A mostra permanece em exibição entre os dias 19 de maio e 26 de julho. No total, são 35 imagens: 17 fotografias que registram índios da tribo Yanomami e 18 das quedas d'água do Paraná.

Serviço:
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2
Informações: 2193-8282 - monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo
Entrada e Estacionamento: gratuitos

 

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas