Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
OSESP lança temporada 2014
Outubro 01, 2013

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo divulgou os concertos da temporada 2014, ano em que comemora 60 anos.

A Temporada 2014 terá 37 semanas de concertos, sendo 34 programas da Osesp, 14 de grupos de câmara (incluindo o Quarteto Osesp), 8 recitais, 5 do Coro da Osesp e 1 do Coro Acadêmico da Osesp. A Osesp realiza ainda turnês por cinco cidades paulistas, em fevereiro, e por seis capitais brasileiras, em agosto.

Estão programados 5 concertos a preço popular e 9 concertos matinais gratuitos (fora as apresentações gratuitas de orquestras parceiras), além de concertos e oficinas fora da Sala São Paulo, pelo projeto Osesp Itinerante, e EnsaiosAbertos da Osesp, sempre às quintas-feiras pela manhã.

Participam da Temporada mais de 70 regentes e solistas convidados. O Artista em Residência será o pianista francês Jean-Efflam Bavouzet; o Compositor Visitante, o escocês James MacMillan; e o Compositor Transversal, Leonard Bernstein, com obras tocadas ao longo de toda a Temporada. A integrante do Coro da Osesp Mariana Valença será a musicista homenageada, completando 20 anos de casa, juntamente com o Coro da Osesp, que também comemora 20 anos em 2014.

Estreiam obras encomendadas a cinco compositores brasileiros: Alexandre Lunsqui, Celso Loureiro Chaves, Egberto Gismonti, Ronaldo Miranda, Sergio Assad; um arranjo a Dori Caymmi para obra de Dorival Caymmi; além de uma co-encomenda internacional (em parceria com as Sinfônicas de Sidney, Baltimore e da Northwestern University) ao norte-americano John Adams, considerado um dos maiores compositores da atualidade.

Entre os projetos de gravação, a novidade é a estreia da Osesp no catálogo do selo Decca, com um CD que inclui obras interpretadas pelo pianista Nelson Freire (comemorando 70 anos), sob a regência de Marcelo Lehninger, e outro com peças brasileiras regidas por Marin Alsop, para distribuição internacional antes da Copa do Mundo. Destaque também para o CD com as obras completas para piano e orquestra de Stravinsy, com solo de Jean-Efflam Bavouzet e regência de Yan Pascal Tortelier, pela Chandos. Continuam os projetos pela Naxos, com as gravações das sinfonias de Prokofiev e de Villa-Lobos, além dos lançamentos pelo Selo Digital Osesp.

Entre os ciclos da Temporada, vale a pena destacar uma breve seleção de obras de autores brasileiros compostas em 1954 (ano da fundação da Osesp), tocadas ao longo do ano; a integral de obras para piano e orquestra de Rachmaninov; o ciclo “Villa-Lobos em Foco”, com peças do autor para diferentes formações; e o ciclo “Stravinsky além da Sagração”, que apresenta a obra completa do compositor para piano e orquestra.

Confira a programação .