Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Yan Pascal Tortelier será o novo regente da Osesp
Fevereiro 02, 2009

O Conselho de Administração da Fundação Osesp acertou a contratação de um profissional de expressão internacional para o posto de regente principal para as temporadas de 2009 e 2010. Será o maestro francês Yan Pascal Tortelier, de 61 anos, regente emérito da Filarmônica da BBC, da qual foi regente titular entre 1992 e 2003.

Tortelier deverá conduzir oito programas à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em 2009, na Sala São Paulo, e 12 programas em 2010.

Além de contratar um novo regente principal, o Conselho concluiu as negociações para contar com a consultoria de dois profissionais internacionais em 2009 e 2010 para a tomada de decisões no campo da direção artística: Timothy Walker, diretor executivo e artístico da Filarmônica de Londres, e Henry Fogel, ex-presidente da Liga Americana de Orquestras.

Fogel também foi diretor-executivo das Orquestra Nacional de Washington (no período Rostropovich) e da Sinfônica de Chicago por 18 anos (no período Georg Solti e Daniel Barenboim).

Ambos darão consultoria contínua à Fundação Osesp ao longo dos dois anos e participarão da elaboração da temporada de 2010. Integrarão também o Comitê de Busca para a identificação de um diretor artístico, com contrato previsto para se iniciar em 2011.

O Regente Principal: Yan Pascal Tortelier acaba de concluir um período de três anos como principal regente da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Atuou à frente de muitas das principais orquestras européias, tais como a Sinfônica e a Filarmônica de Londres, a Orquestra de Paris, a Royal Concertgebouw, a Fillarmonica della Scala e a Filarmônica de São Petersburgo, e também conduziu algumas das principais orquestras dos Estados Unidos, como as filarmônicas de Los Angeles, de São Francisco e de Baltimore e a Orquestra de Baltimore.

Em 2008, Tortelier regeu a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp em dois programas, na qualidade de regente convidado, e teve desempenho marcante.

Seu estilo de condução teve forte empatia com a orquestra e resultou em concertos muito bem avaliados pela crítica e aclamados pelo público. Seu excelente desempenho artístico e seu entendimento rápido com o corpo da orquestra foram decisivos para sua escolha.

Nascido em uma família de músicos, Yan Pascal Tortelier iniciou seus estudos de piano e violino aos quatro anos de idade. Aos 14, ganhou o primeiro prêmio para violino do Conservatório de Paris. Após estudar música com Nadia Boulanger, foi aluno de regência de Franco Ferrara em Siena, Itália.

O regente é autor de uma orquestração para um trio de piano de Ravel, feita em 1992 que ganhou prestígio mundial e é executada com frequência nas principais salas de concerto do mundo.

Sua discografia, lançada por diversos selos, inclui obras de Poulenc, Dutilleux, Saint-Saëns, Gershwin, Hindemith, Honegger, Holst, Rimsky-Korsakov, Respighi e Lutoslawski, além de ciclos completos de Débussy e de Ravel.

A contratação de Tortelier para 2009 e 2010 é parte de um processo de reorganização da Osesp. O Conselho de Administração da Fundação Osesp está trabalhando na construção de uma nova estrutura artística, tanto para 2009 e 2010 quanto para os anos subsequentes, incluindo a instituição de um Comitê de Busca de um diretor artístico para 2011.

Novas decisões serão tomadas em breve e serão informadas imediatamente ao público pela Fundação Osesp, assim que os estudos e as negociações estiverem concluídos.

Timothy Walker: Diretor executivo e artístico da Filarmônica de Londres desde 2002, foi o fundador e principal executivo da World Orchestras, companhia responsável pela realização de temporadas internacionais de orquestras na Ópera de Sydney e na Melbourne Concert Hall.

Durante seu mandato levou à Austrália a Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, a Orquestra Sinfônica da BBC e a Filarmônica de Israel. Também foi gerente-geral da Orquestra de Câmara Australiana entre 1989 e 1999.

Henry Fogel: Foi presidente da Liga Americana de Orquestras de 2003 a 2008, onde havia sido presidente do Conselho de Administração entre 2001 e 2003, também foi diretor executivo da Orquestra Nacional de Washington, entre 1981 e 1985, e da Sinfônica de Chicago por 18 anos, a partir de 1985, sendo o grande responsável pelo seu fortalecimento.

É professor da faculdade de Performing Arts da Roosevelt University em Chicago. Em1990 foi eleito pela revista Business Week como um dos cinco melhores administradores culturais dos EUA.

Fonte: Fundação Osesp


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas