Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e Casa da Imagem são opções de lazer no aniversário de São Paulo
Janeiro 23, 2012

Reabertos em dezembro do ano passado, após restauro iniciado em 2008, o Solar da Marquesa de Santos, o Beco do Pinto e a antiga Casa nº 1, que agora sedia a Casa da Imagem, funcionam normalmente no dia 25 de janeiro e são opções de lazer para os paulistanos que optarem por celebrar a data visitando o Centro da cidade.

No Solar da Marquesa, está em cartaz a exposição “A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar”. No piso térreo, o visitante encontra referências ao espaço urbano, com foco na antiga Rua do Carmo (ou Rua de Santa Tereza) e arredores. No piso superior, a exposição propõe uma associação entre os cômodos da casa e seu uso residencial – com espaços sociais e espaços internos – no tempo da Marquesa de Santos, que a comprou em 1834 e onde viveu até morrer, em 1867.

A Casa da Imagem, novo espaço museológico da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a exposição “Guilherme Gaensly: fotógrafo cosmopolita”, que marcou a inauguração do local. Muitos conhecem o trabalho deste fotógrafo, mas poucos são aqueles que conhecem a exata dimensão de sua importância para a iconografia da cidade de São Paulo. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, esta exposição coloca luz sobre o mais importante conjunto de fotografias produzidas ao longo de três décadas – entre 1890 e 1920 – momento em que a cidade radicalizou sua transformação urbana.

A Casa da Imagem ainda oferece uma sala de consulta destinada a pesquisadores interessados em acessar o banco de dados do Acervo Iconográfico, especializado no processo de desenvolvimento urbanístico e arquitetônico da cidade de São Paulo.

No Beco do Pinto, importante passagem histórica, segue em cartaz a instalação “NO AR”, da artista Laura Vinci. A instalação de forma fluida, através de seu sistema de vapores e de suas variações sutis, transformará continuamente os espaços do Beco do Pinto, propondo um jogo em que os visitantes serão estimulados a descobrir novas configurações na névoa.

A passagem do tempo é tema recorrente na obra da artista paulista. Trabalhos com produtos orgânicos que se modificavam naturalmente ao longo de uma exposição e outros que tratam dos processos de transformação do estado da matéria já fizeram parte de sua consagrada produção. Sua obra também se destaca por estabelecer um diálogo com o espaço no qual se insere. Essas características sublinham a instalação criada para o Beco do Pinto, onde a artista instaura ainda uma delicada poética sobre um tempo em suspensão.

Até o momento, o complexo formado pelo Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e Casa da Imagem já recebeu 14.620 mil visitantes.

Serviço:

Solar da Marquesa de Santos

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-A – Centro. Próximo da estação Sé do Metrô.

Telefone: 11 3105-6118

Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita - Ambiente acessível

Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br

Exposição: A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar

Abertura: 19 de novembro, 11h

Exposição permanente/longa duração – 2 anos

Casa da Imagem

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro. Próximo da estação Sé do Metrô.

Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h.

Entrada gratuita

Exposição: “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita”

Abertura: 19 de novembro, 11h

Até: 8 de abril de 2012

Telefone: 11 3106 5122

Email: contato.casai@prefeitura.sp.gov.br

Beco do Pinto

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro. Próximo da estação Sé do Metrô.

Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Instalação: NO AR, de Laura Vinci

Abertura: 19 de novembro, às 11h

Até: 8 de abril de 2012

Fonte: Janeiro 23, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas