Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Prefeitura testa ônibus híbrido que poderá ser adotado em SP
Outubro 21, 2010

João Luiz/Secom

O veículo híbrido reduz o consumo de combustível

O prefeito de São Paulo apresentou na manhã desta terça-feira (19/10) um novo protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro nas ruas da Capital. Desenvolvido pela Volvo, o veículo carrega dois motores: um impulsionado a diesel e outro a eletricidade.

O novo projeto, chamado de Híbrida em Paralelo, é a solução mais avançada já desenvolvida no mundo, segundo o fabricante. "O ônibus híbrido veio para ficar e se soma às outras ações implantadas na Cidade de São Paulo para combater a poluição do ar. Ele vai nos permitir, em primeiro lugar, diminuir a emissão de poluentes. Em segundo lugar, economizar combustível não-renovável", afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou a intenção de apresentar essa iniciativa como uma das plataformas paulistanas durante o C40 (Climate Leadership Group - Grupo das Grandes Cidades para Combate às Mudanças Climáticas). São Paulo receberá a próxima cúpula, que reúne representantes das 40 mais importantes metrópoles do mundo, no dia 30 de maio de 2011.

"A chegada do ônibus híbrido às ruas da Cidade é extraordinária. Ainda mais às vésperas da reunião do C40. Essa será mais uma oportunidade de mostrarmos o que fazemos aqui em São Paulo, sempre buscando a inovação tecnológica para nos ajudar no combate à poluição e na busca de energias renováveis. Vamos mostrar essa nova tendência aos representantes do C40. Estamos confiantes no sucesso do projeto", contou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Transportes o ônibus híbrido passará por um teste inicial de 15 dias. "Ele vai operar em uma linha que liga a Cidade Universitária à Aclimação. Serão cinco ônibus em operação nessa linha e ele será comparado aos outros quatro movidos somente a diesel."

O protótipo deverá retornar à Cidade em março de 2011 para testes definitivos com equipamentos on board. "A partir de todos esses testes nós teremos os parâmetros para a eventual compra desse tipo de veículo", comentou o secretário.

Segundo a Volvo, essa tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental. De acordo com o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta, os veículos estão passando por um processo de adaptação à realidade climática brasileira.

"Esse ônibus ainda está sendo produzido na Suécia (sede mundial da marca). Ele já foi vendido para algumas das grandes cidades do mundo, como Londres (Inglaterra) e Vancouver (Canadá). A partir disso, nós decidimos trazer algumas unidades para a América Latina e para o Brasil por meio da Fundação Clinton para fazer testes de adaptação a essa região do planeta. Uma coisa é a necessidade européia, outra é a brasileira", explicou o executivo da Volvo.

Características

O motor elétrico do ônibus híbrido é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora. Ele também gera energia durante as frenagens. Já o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.

Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor a diesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor movido a diesel se apaga completamente.

O sistema híbrido proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

O programa de testes com ônibus híbrido é coordenado pela Fundação Clinton e possibilita o desenvolvimento da tecnologia híbrida dentro da América Latina, a fim de que as cidades possam acelerar sua habilidade de incorporarem tecnologias mais eficientes de combustí veis na frota de ônibus municipal e, com isso, produzir grande impacto na redução de emissão de gases do efeito estufa e de poluentes locais.

Convênio com a ANTP

Durante o evento que marcou o início dos testes com o ônibus híbrido, o prefeito assinou a autorização para o convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) que consiste em colocar em prática na Capital o Projeto STAQ (Sustainable Transport and Air Quality, ou Transporte Sustentável e Qualidade de Ar, em português).

O STAQ é um programa regional, financiado com recursos do Banco Mundial, atuando como agência executora do Global Environment Facility (GEF) em três países (Argentina, Brasil e México), com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos meios de transportes, tornando-os mais sustentáveis e eficientes.

A Cidade de São Paulo foi uma das selecionadas pelo Projeto STAQ, cujo programa será coordenado pelo presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/onibushibrido2010out20testes.php on line 45

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/onibushibrido2010out20testes.php on line 45

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/onibushibrido2010out20testes.php on line 45
Mais Ofertas
?>
Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/onibushibrido2010out20testes.php on line 55

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/onibushibrido2010out20testes.php on line 55

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/onibushibrido2010out20testes.php on line 55