Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura dá início ao Programa Ecofrota
Fevereiro 14, 2011

João Luiz/Secom

Ao todo, 1.200 ônibus utilizarão esta nova mistura

A cidade de São Paulo recebeu uma ótima novidade na manhã desta sexta-feira (11/2). O prefeito de São Paulo deu início ao Programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, reduzindo a emissão de poluentes no ar da Capital.

O início do programa foi marcado pelo abastecimento de 1.200 ônibus com o B20, uma nova mistura de 20% de biodiesel adicionados ao diesel utilizado atualmente, o que deve reduzir em 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos despejados na atmosfera da capital, além de atingir 15% da meta anual de redução de combustíveis fósseis no sistema de transporte público, prevista na Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do Município deverá operar com combustível renovável até 2018.

A nova mistura foi homologada pela ANP - Agência Nacional de Petróleo, especificamente para a utilização da empresa VIP (Viação Itaim Paulista), servindo como projeto piloto com essa porcentagem de biodiesel produzido com as sementes de algodão, soja e milho, em São Paulo.

"Esta é uma ação muito importante de características fundamentais para melhorar o meio ambiente na cidade de São Paulo. Tínhamos experiências, mas não com essa dimensão. A Lei Municipal das Mudanças Climáticas está baseando essas transformações que também incluem a Inspeção Veicular e a conversão dos gases produzidos nos aterros em energia limpa. Até o final dessa gestão vamos avançar e melhorar mais ainda a qualidade de vida das pessoas que moram em São Paulo", disse o prefeito.

"O diesel como era usado no Brasil tem prazo determinado e em breve será tirado de uso em São Paulo no transporte público. Fizemos um plano de redução de emissão no transporte público em cima de outras experiências mundiais. A Prefeitura está trabalhando para acabar com a utilização de combustível fóssil", explicou o secretário municipal de Transportes e presidente da CET e da SPTRANS.

Para maio de 2011, está previsto o início da operação de 50 ônibus movidos a etanol e, em março, serão feitos novos testes com um veículo híbrido que funciona com baterias enquanto está parado nos pontos ou circulando a menos de 20 km/h. Além disso, a Secretaria de Transportes mantém a renovação permanente de sua frota. Dos 15 mil ônibus em circulação, 9.684 são novos, enquanto dos 200 trólebus da Cidade, 140 estão sendo renovados. Este número representa a renovação de 64% da frota.

Emissômetro

Os novos veículos reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO) e os ganhos ambientais podem ser acompanhados, segundo a segundo, pelo Emissômetro no site da SPTrans (www.sptrans.com.br/sptrans_acao/emissometro.aspx). Com o programa de renovação da frota, 9 mil toneladas de gases poluentes deixaram de ser emitidos para a atmosfera entre 2005 e 2010.

"Governar uma cidade como São Paulo baseado em dados científicos é muito importante pela segurança e perenidade das políticas públicas que se propõe. É isso que a Prefeitura tem feito de 2005 para cá com relação a poluição do ar e com a repercussão na saúde humana", concordou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>