Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cooperativas fazem reciclagem de óleo de cozinha usado
Março 24, 2008

Poucas pessoas sabem que o óleo de cozinha, depois de utilizado em frituras, não pode ser descartado no ralo como um líquido qualquer. Por não se misturar com outros líquidos, esse material pode causar sérios danos ao meio ambiente. Em seu processo de decomposição, o óleo emite gás metano, que contribui para o aquecimento global, e pode entopir galerias de esgoto e bocas-de-lobo, influencindo no surgimento de enchentes.

Mas aos poucos isso tende a mudar, pois nove das 15 cooperativas conveniadas com a Prefeitura de São Paulo recolhem esse material. Uma delas, a Coopercaps, fica na Capela do Socorro e recebe também outros tipos de materiais, como isopor, garrafas de plástico, jornais velhos, etc.

A cooperativa armazena o óleo para posterior comercialização. Uma das empresas compra o resíduo para utilizá-lo como matéria-prima na fabricação do biodiesel. Mensalmente a Coopercaps repassa em média 500 litros de óleo, cerca de 25% de sua capacidade de armazenamento.

"Poderíamos aumentar essa quantidade se a população soubesse do serviço e da importância de separar o óleo de cozinha de casa", comenta Gildete Francisca de Almeida Silva, cooperada da Coopercaps.

O que fazer?

O morador pode separar esse resíduo numa garrafa plástica e entregá-lo a uma das nove cooperativas que recolhem o material reciclável em sua região ou ir a uma das lojas da rede Pão de Açúcar, que possui um cooperado em horário comercial para receber as garrafas.

Os distritos atendidos pelas cooperativas são: Capela do Socorro, Cidade Dutra, Campo Grande, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Vila Leopoldina, Água Rasa, Mooca, Pirituba, Aricanduva, São Lucas, São Mateus, Parque do Carmo, Jaraguá, Sé e Perus. Outras informações podem ser obtidas pela internet ou pelo telefone do Alô Limpeza, 3229-3666.

Confira abaixo os endereços das Centrais de Triagem:

Mooca
Cooperativa Tietê
Endereço: avenida Salim Maluf, 179 - Tatuapé
Tel.: 6193-2408 e 6192-2980


Cooperativa Coopere
Endereço: avenida do Estado, 300 – Bom Retiro
Tel.: 3326-4512 e 3313-6350

Vila Leopoldina
Cooperativa Cooperação
Endereço: avenida Embaixador Macedo Soares, 6.000
Tel.: 3836-9043 e 3832-0992

São Mateus/Vila Prudente
Cooperativa Cooperleste
Endereço: estrada Fazenda do Carmo, 450 - São Mateus
Tel.: 6113-3627

Capela do Socorro
Cooperativa Coopercaps
Endereço: avenida João Paulo da Silva, 48 - Vila da Paz
Tel.: 5667-7937 e 5667-9961

Santo Amaro
Cooperativa Granja Julieta
Endereço: rua Alceu Maynard de Araujo, 292 – Várzea de Baixo
Tel.: 5641-3799 e 5644-0236

Itaim Paulista
Cooperativa Nova Conquista
Endereço: rua Cembira, 1.100 - Vila Curuçá
Tel.: 6514-9333 e 6512-8606

Pirituba
Cooperativa Crescer
Endereço: rua Joaquim Oliveira Freitas, 325 – São Domingos
Tel.: 3902-3822

Taipas
Cooperativa Coopercicla
Endereço: rua João Batista Dias, 97 - Jardim Marilu
Tel.: 3928-4524

Fonte: Prefeitura de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 30 de Março de 2008 Selma Sales escreveu: É de fundamental importância a divulgação deste assunto uma vez que faz parte do cotidiano das pessoas e as mesmas não têm ídéia de como podem afetar o meio ambiente com o destino deste resíduo.

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas