Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
As Oficinas Culturais promovem entre 2 e 6 de novembro a primeira edição do projeto Oficinas na Van
Novembro 26, 2014

As Oficinas Culturais promovem entre 2 e 6 de novembro a primeira edição do projeto Oficinas na Van. O veículo fará paradas em pontos como o Largo da Concórdia e a Praça do Pôr do Sol, indo de norte a sul, leste a oeste da cidade. No roteiro constam 15 locais onde serão promovidos pocket shows, performances de circo, teatro, entre outras atrações que costumam ser oferecidas pelas 22 unidades das Oficinas Culturais distribuídas pelo Estado. Toda a programação é gratuita.

As Oficinas Culturais são unidades da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que conta com 22 unidades distribuídas pelo Estado. A programação pode ser conferida no site www.oficinasculturais.org.br.

No dia 2 de dezembro, a van circulará pela Zona Leste com a Banda O Bardo e O Banjo. Sem cabos e amplificadores, a banda de Folk e Bluegrass (country tradicional) faz um som espontâneo, rústico e cativante. Formada por Wagner Creoruska Junior (voz, banjo e percussão), Marcus Zambello (voz e mandolim), Antonio de Souza (violino) e Maurício Pilcsuk (Baixo), a banda se apresenta no Largo da Concórdia, no Brás, ao meio dia. Às 15h, o grupo levará seu Folk e seu Bluegrass para a "Praça do Forró" (oficialmente Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra), em São Miguel Paulista. Às 18h, a Praça Silvio Romero, na República, recebe a banda

No dia 3, a van fará itinerância pela área central da cidade com o "Pílulas Cômicas": performance de clown de Madame Tárátátá/ Antônio Bello (Caco Mattos), Fanikita (Fani Feldman) e Jomo (Sonoplasta). ''Madame Tárátátá'', uma célebre vidente russa dotada de poderes extrassensoriais, e sua assistente Fanikita executam, diante da plateia, uma série de experiências e adivinhações, além de um Tiro ao Alvo. Ao meio-dia, o Pílulas Cômicas desembarca no Largo São Bento, na Sé. Às 15h, o trio se apresenta na Praça do Patriarca, também na Sé. A última parada do dia será na Praça Dom José Gaspar, na República, às 18h.

No dia 4, o Projeto Oficinas na Van leva a apresentação "Efeito Dominó", dos palhaços do grupo Forças Amadas, para a Zona Sul. No show, os palhaços Pelanca (Álvaro Lages), Adão (Paulo Federal) e Brigiti Bordô (Priscila Jácomo) improvisam a interação com o público que acaba entrando na brincadeira como um efeito dominó. Na data, a primeira parada da van será na Praça General Gentil Falcão, no Brooklin, ao meio-dia. Às 15h, o grupo se apresenta na Praça da Estação Capão Redondo, no bairro homônimo, e às 18h, na calçada da Avenida Dona Belmira Marin, 595, no Grajaú.

No dia 5, é a vez da Zona Norte receber o Oficinas na Van com "Pausa Para Respirar", do coletivo OPOVOEMPÉ. "Pausa Para Respirar" se apresenta na Praça Santo Eduardo, na Vila Guilherme, ao meio-dia. Às 15h, a van estaciona no Canteiro Central da Avenida Dr. Antônio Maria Laet, no Tucuruvi. E às 18h, na Praça Cel. Fernando Prestes, no Bom Retiro.

"Pausa para Respirar" é uma intervenção-percurso, em que as performers do OPOVOEMPÉ, de jalecos brancos, perguntam aos passantes questões referentes ao modo de vida, hábitos e bem-estar. Ao público, é proposta uma pequena pausa no cotidiano e a possibilidade de escutar as batidas de seu próprio coração, enquanto os pés repousam num pequeno pedaço de gramado. A performance das atrizes-criação Ana Luiza Leão, Cristiane Zuan Esteves, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Lopez foi concebida e é dirigida por Cristiane Zuan Esteves.

No dia 6, o Cabaré Três Vinténs entra na van para levar seu som na Zona Oeste da capital. Nesta ocasião também será apresentada ao público a Trupe Baião de Dois, formada por malabaristas e acrobatas especializados na arte de rua. O Cabaré Três Vinténs fará uma parada na Praça Miguel Dell'Erba, na Lapa, às 11h. Às 14h, o grupo se apresenta na Praça Américo Jacomino, na Estação Vila Madalena, no bairro de mesmo nome. E por fim, ás 17h, na Praça do Pôr do Sol (ou Praça Cel. Custódio F. Pinheiro), no Alto de Pinheiros.

O grupo Cabaré Três Vinténs busca resgatar as tradições dos cabarés de variedades que proliferaram pelo mundo a partir da década de 1930, trazendo à tona uma inesperada fusão entre Swing Jazz, música brasileira e elementos da cultura circense. No acordeom, Leandro Kanke, no clarinete, Wolfang Santos, no contrabaixo, Bruno Torrano, na percussão e nas artes circenses, Narayan Pinduca e voz e violão de Henrique Mendonça.

Programação:

2/12 - Terça-feira (Zona Leste)
Oficinas na Van apresenta: Banda O Bardo e O Banjo

Roteiro:
Largo da Concórdia - Brás - 12h
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró) - São Miguel Paulista - 15h
Praça Sílvio Romero - Tatuapé - 18h

3/12 – Quarta-feira (Centro)
Oficinas na Van apresenta: Pílulas Cômicas
Roteiro:
Largo de São Bento - Sé - 12h
Praça do Patriarca - Sé - 15h
Praça Dom José Gaspar - República - 18h

4/12 – Quinta-feira (Zona Sul)
Oficinas na Van apresenta: Efeito Dominó
Roteiro:
Praça Gen. Gentil Falcão - Brooklin - 12h
Praça da Estação Capão Redondo - Capão Redondo - 15h
Calçada da Av. Dona Belmira Marin, 595 - Grajaú - 18h

5/12 Sexta-feira (Zona Norte)
Oficinas na Van apresenta: Pausa Para Respirar
Roteiro:
Praça Santo Eduardo - Vila Guilherme - 12h
Canteiro Central da Av. Dr. Antônio Maria Laet - Tucuruvi - 15h
Praça Cel. Fernando Prestes - Bom Retiro - 18h

6/12 Sábado (Zona Oeste)
Oficinas na Van apresenta: Cabaré Três Vinténs
Roteiro:
Praça Miguel Dell'Erba - Lapa - 11h
Praça Américo Jacomino / Estação Vila Madalena - Vila Madalena - 14h
Praça Cel. Custódio F. Pinheiro (Praça do Pôr do Sol) - Alto de Pinheiros - 17h

Serviço:

Oficinas Culturais do Estado – Projeto Oficinas na Van
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural