Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Oficinas Culturais abrem inscrições para atividades artísticas gratuitas na capital
Janeiro 22, 2015

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade do Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abriu as inscrições para atividades em Artes Visuais, Música, Gestão Cultural, entre outras áreas. São 285 vagas para oficinas e workshops gratuitos. As inscrições devem ser feitas na unidade ou no site www.oficinasculturais.org.br onde está disponível a programação completa.

Entre 27 de janeiro e 31 de março, a unidade promove o Objeto Luz: Oficina de Instalações Audiovisuais, coordenado pelo coletivo Vapor 324. Esta oficina pretende explorar o potencial político-cultural das instalações de arte e das tecnologias audiovisuais relacionadas à arquitetura. Dividida em três etapas – conceitual, técnica e gráfica –, a atividade permeará todos os processos de concepção e realização de uma instalação audiovisual, culminando na construção de um trabalho final no espaço da Oficina Cultural. As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro na unidade ou no site.

Entre 5 de fevereiro e 12 de março, a professora e artista plástica Laura Andreato coordena a Oficina de Criação de Figurino e Cenografia também na unidade do Bom Retiro. A oficina propõe a experimentação de processos de criação de figurinos e cenografia em suas diversas etapas. A partir da leitura comentada da peça "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen, os participantes desenvolverão projetos individuais de figurinos e cenografia para o espetáculo. As inscrições podem ser feitas na unidade até 29 de janeiro.

A Oficina: A Composição do Som – Processos em Luteria Eletrônica acontece entre 2 de fevereiro e 30 de março. As inscrições devem ser feitas até 26 de janeiro. A partir da exploração sonora de objetos cotidianos, da experimentação na criação de instrumentos musicais eletrônicos e da apropriação de conhecimentos da eletrônica analógica, esta oficina proporá o contato com práticas composicionais utilizadas na música contemporânea.

Coordenada pelo músico e artista sonoro Thiago Salas, a atividade partirá do entendimento do desenvolvimento tecnológico como um recurso para a composição do som, estabelecendo as possibilidades e os limites de um ambiente musical a ser explorado.

Entre 7 de março e 30 de abril, estará aberta a visitação para a exposição Museu do Estrangeiro, do editor e artista visual Ícaro Lira. Com curadoria de Marta Mestre, a mostra faz parte do projeto homônimo coordenado e idealizado pelo artista visual Ícaro Lira. "Museu do Estrangeiro" é uma investigação artística sobre os vários ciclos de migração que a cidade de São Paulo passou e vem passando.

Com foco no bairro do Bom Retiro, o artista apresentar um mapeamento de onde vivem e trabalham as várias colônias de imigrantes, numa tentativa de entender como esses ciclos de migração para o bairro interferiram diretamente na formação atual e na concepção que temos da cidade de São Paulo. Ao longo do projeto, que haverá um seminário com artistas, críticos, pesquisadores, urbanistas, antropólogos, geógrafos e arqueólogos que colaboraram com a pesquisa.

Também parte do projeto, a Oficina de Publicação de Fanzine acontece entre 9 de março e 1 de abril. As inscrições devem ser feitas até dia 2 de março. Os participantes da oficina produzirão um fanzine a partir do material gráfico coletado e produzido durante a pesquisa da exposição "Museu dos Degredados". O artista Ícaro Lira conduzirá o processo de criação do zine, apresentando as diferentes etapas de produção da publicação.

O produtor, pesquisador e editor de projetos artísticos, Gabriel Fontes Paiva, coordena a Oficina: O Artista como Produtor entre 3 de fevereiro e 31 de março. As inscrições devem ser feitas até 27 de janeiro. De forma teórica e prática, a oficina discute políticas culturais, financiamento da cultura e conceitos de produção cultural.

O objetivo da Oficina é capacitar os participantes para viabilizar seus projetos artísticos dentro do contexto político, cultural e socioeconômico em que vivemos, e refletir sobre o cenário atual. Eles serão instrumentalizados, com base em metodologia própria do coordenador, para a elaboração de projetos, captação de recursos, produção executiva, comunicação, administração e prestação de contas.

Vagas em todo o Estado para todas as idades

No dia 13 de janeiro, as Oficinas Culturais abriram as inscrições para a programação do 1º trimestre de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Serão 8.351 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras atividades gratuitas que acontecerão entre janeiro e março.

Oferecendo mais de 300 vagas, a Oficina Cultural Terceira Idade inicia 2015 em novo endereço na capital. Instalada no Parque da Água Branca, na Barra Funda, a unidade promoverá, entre janeiro e março, atividades em Teatro, Dança, Artes Plásticas e Música, além de shows e espetáculos abertos ao público. As inscrições para as atividades devem ser feitas no próprio local. A programação completa pode ser conferida no site www.oficinasculturais.org.br.

Um dos destaques é a programação do Núcleo Cênico-Musical. Voltado ao processo de treinamento e vivência do ator cômico, o Núcleo coordena atividades intergeracionais, que combinam participantes de faixas etárias diferentes.

Um exemplo é a Oficina de Teatro com a atriz e diretora Sofia Papo, que acontece entre 26 de janeiro e 20 de abril. Esta atividade conduzirá a montagem do espetáculo do Núcleo, uma livre adaptação de textos da comédia popular brasileira que utilizará diferentes tipos de máscaras como componentes cênicos. As inscrições podem ser feitas até dia 23 de janeiro.

O espetáculo resultante será apresentado na 21ª Mostra Artístico-Cultural da Terceira Idade, que acontecerá no jardim da nova sede da unidade, no Espaço 1 do Parque da Água Branca, no dia 25 de abril, às 20h, com entrada franca.

Também parte do Núcleo, a Oficina de Confecção de Máscaras, coordenada pelo ator e pesquisador Caio Franzolin, acontece entre 24 de fevereiro e 14 de abril, com inscrições até dia 23 de fevereiro. Com inscrições abertas até dia 1 de março, a Oficina de Danças Brasileiras acontece entre 2 de março e 20 de abril, coordenada pelo dançarino e produtor Elson Leite.

Serviço:

OBJETO LUZ: OFICINA DE INSTALAÇÕES AUDIOVISUAIS
Coordenação: Vapor 324
27/1 a 31/3 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados com conhecimento básico em softwares de edição de vídeo e que possuam laptop (preferencialmente Mac, em função dos programas utilizados)
Inscrições: 13 a 20/1
Seleção: carta de interesse e currículo
15 vagas
Atividade Gratuita

OFICINA: A COMPOSIÇÃO DO SOM – PROCESSOS EM LUTERIA ELETRÔNICA
Coordenação: Thiago Salas
2/2 a 30/3 – segundas-feiras – 14h às 18h
Público: estudantes de música, compositores, instrumentistas e interessados em arte, tecnologia e processos de composição, acima de 16 anos
Inscrições: 13 a 26/1
Seleção: carta de interesse e currículo
15 vagas
Atividade Gratuita

OFICINA DE CRIAÇÃO DE FIGURINO E CENOGRAFIA
Coordenação: Laura Andreato
5/2 a 12/3 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de artes visuais, moda, teatro e demais interessados acima de 16 anos
Inscrições: 13 a 29/1
Seleção: carta de interesse e currículo
20 vagas
Atividade Gratuita

PROJETO: BOM RETIRO
Coordenação: Ícaro Lira

EXPOSIÇÃO: MUSEU DO ESTRANGEIRO
Curadoria: Marta Mestre (Portugal)
Artista: Ícaro Lira
Montagem e produção: 23/2 a 6/3
Abertura: 7/3 – sábado – 15h às 17h30
Visitação: 9/3 a 30/4 – segunda a sexta-feira – 10h às 21h | sábados – 10h30 às 17h30
Classificação: livre
Entrada Franca

OFICINA DE PUBLICAÇÃO DE FANZINE
Coordenação: Ícaro Lira
9/3 a 1/4 – segundas e quartas-feiras – 14h às 17h
Público: moradores do bairro e interessados em artes gráficas em geral
Inscrições: 13/1 a 2/3
Seleção: carta de interesse e currículo breve
12 vagas
Atividade Gratuita

OFICINA: O ARTISTA COMO PRODUTOR
Coordenação: Gabriel Fontes Paiva
3/2 a 31/3 – terças-feiras – 10h às 13h
Público: artistas e demais interessados em produção
Inscrições: 13 a 27/1
Seleção: currículo breve e descrição (até cinco linhas) de um projeto cultural que tenha intenção de produzir
20 vagas
Atividade Gratuita

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Coordenadora: Michelle Gonçalves
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Obs: Possui área de alimentação e wi-fi. Não possui estacionamento.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

NÚCLEO CÊNICO-MUSICAL "O BUFÃO E AS MÁSCARAS NO ESPETÁCULO"
OFICINA DE TEATRO: O BUFÃO E AS MÁSCARAS
Coordenação: Sofia Papo
26/1 a 20/4 – segundas-feiras – 14h às 17h
Apresentação final: 25/4 – sábado – 20h
Público: interessados a partir de 16 anos / terceira idade
Inscrições: 13 a 23/1
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
16 vagas (8 para cada faixa etária)
Atividade gratuita

OFICINA DE CONFECÇÃO DE MÁSCARAS
Coordenação: Caio Franzolin
24/2 a 14/4 – terças-feiras – 14h às 17h
Apresentação final: 25/4 – sábado – 20h
Público: interessados a partir de 16 anos / terceira idade
Inscrições: 13/1 a 23/2
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
16 vagas (8 para cada faixa etária)
Atividade gratuita

OFICINA DE DANÇAS BRASILEIRAS
Coordenação: Elson Leite
2/3 a 20/4 – segundas-feiras – 10h às 13h
Apresentação final: 25/4 – sábado – 20h
Público: interessados a partir de 16 anos / terceira idade
Inscrições: 13/1 a 1/3
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
16 vagas (8 para cada faixa etária)
Atividade gratuita

APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO DO NÚCLEO CÊNICO-MUSICAL
25/4 – sábado – 20h
Classificação: livre
Local: Jardim da Oficina Cultural da Terceira Idade: Parque da Água Branca – Espaço 1
Entrada Franca

Oficina Cultural Terceira Idade
Coordenador: Gerson Fontes
Parque da Água Branca - Espaço 1
Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - Cep: 05001-000 - São Paulo/SP
E-mail: terceiraidade@oficinasculturais.org.br
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural+