Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro Cultural da Juventude realiza oficina de design para desenho animado
Dezembro 09, 2011

No dia 17 de dezembro, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) promove o workshop “Tudo ao mesmo tempo agora – Criatividade e design para desenho animado”, com curadoria de Céu D’Ellia, coordenador do Núcleo Paulistano de Animação do CCJ (Nupa). Para comandar a oficina, ele convidou o publicitário Cibar Ruiz, os ilustradores e animadores do Nupa, Leo Conceição e Michelarte, e Alê Abreu, diretor do elogiado longa de animação, “Garoto Cósmico”, de 2008.

Embora realize trabalhos em diferentes áreas, como publicidade, Abreu admite sentir-se mais à vontade desenhando e animando. Mas aponta certas dificuldades na arte: “É preciso saber conviver com as angústias relacionadas ao tempo de produção de um longa de animação, que parece assustadoramente interminável.”

Sobre o processo de criação, o animador faz anotações de tudo que o interessa, sensações, esboços, desenhos e citações, e armazena esse material em pastas. “Com o tempo, as ideias florescem, se aglutinam, decantam ou evaporam. As que sobrevivem possivelmente se transformarão em algum projeto”, conta ele.

Atualmente, Abreu trabalha na produção de seu segundo longa, “Cuca no Jardim”. Ele comenta que o filme surgiu praticamente sem roteiro: “Fomos construindo o trabalho diretamente na ilha de edição, já em forma de audiovisual. Fazia anotações e esboços em um caderno de rascunho e depois transformava essas ideias em pequenos trechos, que eram incorporados ao bloco do filme.”

A história tem um menino como elemento central. “Busquei o visual do longa a partir de seu olhar. Obviamente não tentando imitar o estilo de uma criança, mas o prazer e a liberdade de desenhar”, explica o diretor. “A infância é a possibilidade de enxergar a vida diante de um vazio onde tudo é possível, sem julgamentos e autocensura, permitindo-nos ver nas coisas algo de novo, mais próximo da pura expressão.”

No workshop do CCJ, Abreu apresenta o resultado do trabalho de arte, story-board e personagens para o roteiro escolhido para o curta “Canta Riacho”, projeto desenvolvido entre ele e os integrantes do Nupa. Além disso, os animadores que participam da oficina darão dicas sobre criação.

Serviço

Tudo ao mesmo tempo agora – Criatividade e design para desenho animado

Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Núcleo de Animação.

Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte.

Telefone: 3984-2466.

Idade: 16 a 29 anos.

Vagas: 20 vagas.

Inscrições: Na recepção do CCJ.

Critério de seleção: Ordem de inscrição.

Data: Dia 17, das 15h às 18h.

Grátis

Fonte: Dezembro 09, 2011:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas