Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro Cultural da Juventude realiza oficinas de histórias em quadrinhos
Junho 9, 2011

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso oferece, a partir do dia 11, um programa de formação em HQ e Zine, para aqueles que conhecem algumas técnicas de desenho ou apenas se interessam pela linguagem.

Por meio de encontros, o público pode conversar com quadrinistas e pesquisadores renomados, como Edgar Franco, representante da corrente fantástico-filosófica, procedente do quadrinho europeu. Além desse encontro, outros desenhistas discutirão o cenário atual das HQs. Entre eles está o britânico Sam Hart falando sobre arte digital e ilustração narrativa. O quadrinista trabalhou como ilustrador na série de animação "Aladim", exibida pelo Canal Disney e realizada pelo HGN Estúdio, e na revista dos Power Rangers, em Londres.

Em diversas oficinas, será possível entender o processo de criação de personagens, aprender como criar esboços e saber como usar diferentes mídias nas HQs.

A programação tem curadoria de Gazy Andraus, pesquisador do Observatório de HQ da USP. Segundo ele, o projeto recebe desde adolescentes até universitários e pós-graduandos. "Os alunos acabam se deparando com um universo que sequer imaginavam. Como, por exemplo, as diferenças de estilos nos quadrinhos da Disney; a criação desvinculada do lucro nos fanzines e suas temáticas abrangentes, que vão desde poesias, passando pelo rock, cinema e política."

Iniciado em março deste ano, o projeto se estende até o segundo semestre e integra a programação especial de comemoração dos 5 anos do CCJ. Para participar, é necessário fazer inscrição na recepção.

SERVIÇO: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. De 11 a 30. Grátis.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

OFICINA: PROCESSO CRIATIVO DE UNIVERSOS FICCIONAIS TRANSMÍDIA PARA HQ, GAMES & FILMES
Coord.: Edgar Franco.
Partindo de sua experiência pessoal de criação de um universo ficcional, Franco apresenta as etapas de pesquisa e estruturação desse universo e também sua aplicação em múltiplas mídias.
| Espaço Sarau. Dia 11, das 14h às 16h

PALESTRA: CRIAÇÃO DE HQS POÉTICO-FILOSÓFICAS, A REVISTA EM QUADRINHOS ARTLECTOS E PÓS-HUMANOS
Com Edgar Franco (professor em Arte e Multimídia da Universidade Federal de Goiás).
A palestra define os parâmetros do gênero de quadrinhos genuinamente brasileiros, as histórias em quadrinhos poético-filosóficas e apresenta os processos criativos envolvidos na produção de HQs na revista Artlectos e Pós-humanos.
| Espaço Sarau. Dia 11, das 17h às 19h

OFICINA: OS DIFERENTES ESTILOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Coord.: Laudo Ferreira (autor de quadrinhos desde a década de 1980).
O quadrinista aborda os diferentes traços e estilos nas histórias em quadrinhos: caricatural, sensual, fantasioso e filosófico.
| HQteca. Dias 15 e 17, das 15h às 17h

OFICINA E BATE-PAPO: CONSTRUINDO PERSONAGENS E AMBIENTES DE HQS
Coord.: Denis Basílio (arte-educador e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP).
O quadrinista aborda, com exercícios práticos, o processo de elaboração de personagens e ambientação nas HQs, desde a criação de esboços até a concepção de figuras realistas, e conversa sobre o processo de aprendizagem na criação de HQs.
| Espaço Sarau. Dia 28, das 16h às 18h (oficina), das 19h às 20h (bate-papo)

MESA: HQ, ARTE DIGITAL E ILUSTRAÇÃO NARRATIVA
Com Sam Hart (ilustrador que trabalhou na série de animação sobre Alladin, na HGN Estúdio e na revista dos Power Rangers, em Londres) e Alexandre Jubran (professor do Mackenzie, colorista e desenhista, pertence à geração que "invadiu" o mercado americano de comic books no início dos anos 1990).
No encontro, serão abordadas as possibilidades do desenho e suas variantes e a utilização da linguagem dos quadrinhos em diversas representações visuais de informação, aliando a criatividade ao computador, tanto em trabalhos artísticos ficcionais como históricos.
| HQteca. Dia 30, das 19h às 21h
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Cultural da Juventude


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas