Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro Cultural da Juventude realiza oficinas de histórias em quadrinhos
Junho 9, 2011

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso oferece, a partir do dia 11, um programa de formação em HQ e Zine, para aqueles que conhecem algumas técnicas de desenho ou apenas se interessam pela linguagem.

Por meio de encontros, o público pode conversar com quadrinistas e pesquisadores renomados, como Edgar Franco, representante da corrente fantástico-filosófica, procedente do quadrinho europeu. Além desse encontro, outros desenhistas discutirão o cenário atual das HQs. Entre eles está o britânico Sam Hart falando sobre arte digital e ilustração narrativa. O quadrinista trabalhou como ilustrador na série de animação "Aladim", exibida pelo Canal Disney e realizada pelo HGN Estúdio, e na revista dos Power Rangers, em Londres.

Em diversas oficinas, será possível entender o processo de criação de personagens, aprender como criar esboços e saber como usar diferentes mídias nas HQs.

A programação tem curadoria de Gazy Andraus, pesquisador do Observatório de HQ da USP. Segundo ele, o projeto recebe desde adolescentes até universitários e pós-graduandos. "Os alunos acabam se deparando com um universo que sequer imaginavam. Como, por exemplo, as diferenças de estilos nos quadrinhos da Disney; a criação desvinculada do lucro nos fanzines e suas temáticas abrangentes, que vão desde poesias, passando pelo rock, cinema e política."

Iniciado em março deste ano, o projeto se estende até o segundo semestre e integra a programação especial de comemoração dos 5 anos do CCJ. Para participar, é necessário fazer inscrição na recepção.

SERVIÇO: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. De 11 a 30. Grátis.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

OFICINA: PROCESSO CRIATIVO DE UNIVERSOS FICCIONAIS TRANSMÍDIA PARA HQ, GAMES & FILMES
Coord.: Edgar Franco.
Partindo de sua experiência pessoal de criação de um universo ficcional, Franco apresenta as etapas de pesquisa e estruturação desse universo e também sua aplicação em múltiplas mídias.
| Espaço Sarau. Dia 11, das 14h às 16h

PALESTRA: CRIAÇÃO DE HQS POÉTICO-FILOSÓFICAS, A REVISTA EM QUADRINHOS ARTLECTOS E PÓS-HUMANOS
Com Edgar Franco (professor em Arte e Multimídia da Universidade Federal de Goiás).
A palestra define os parâmetros do gênero de quadrinhos genuinamente brasileiros, as histórias em quadrinhos poético-filosóficas e apresenta os processos criativos envolvidos na produção de HQs na revista Artlectos e Pós-humanos.
| Espaço Sarau. Dia 11, das 17h às 19h

OFICINA: OS DIFERENTES ESTILOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Coord.: Laudo Ferreira (autor de quadrinhos desde a década de 1980).
O quadrinista aborda os diferentes traços e estilos nas histórias em quadrinhos: caricatural, sensual, fantasioso e filosófico.
| HQteca. Dias 15 e 17, das 15h às 17h

OFICINA E BATE-PAPO: CONSTRUINDO PERSONAGENS E AMBIENTES DE HQS
Coord.: Denis Basílio (arte-educador e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP).
O quadrinista aborda, com exercícios práticos, o processo de elaboração de personagens e ambientação nas HQs, desde a criação de esboços até a concepção de figuras realistas, e conversa sobre o processo de aprendizagem na criação de HQs.
| Espaço Sarau. Dia 28, das 16h às 18h (oficina), das 19h às 20h (bate-papo)

MESA: HQ, ARTE DIGITAL E ILUSTRAÇÃO NARRATIVA
Com Sam Hart (ilustrador que trabalhou na série de animação sobre Alladin, na HGN Estúdio e na revista dos Power Rangers, em Londres) e Alexandre Jubran (professor do Mackenzie, colorista e desenhista, pertence à geração que "invadiu" o mercado americano de comic books no início dos anos 1990).
No encontro, serão abordadas as possibilidades do desenho e suas variantes e a utilização da linguagem dos quadrinhos em diversas representações visuais de informação, aliando a criatividade ao computador, tanto em trabalhos artísticos ficcionais como históricos.
| HQteca. Dia 30, das 19h às 21h
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Cultural da Juventude


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.

Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.

12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.

Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.

Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas