Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Oficina Cultural promove Seminário sobre cinema e poesia em Osasco
Dezembro 04, 2014

A Oficina Cultural Metropolitana – unidade do Programa Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove nos dias 9,10 e 11 de dezembro, às 19h, o Seminário Cine(Poe)mas Poesia/Imagem. Ele acontecerá na Tenda do Circo Escola Picadeiro, Av. Visconde de Granada, 33- Osasco-SP. O evento é gratuito e não é necessário se inscrever para participar.

O Seminário Cine(Poe)mas Poesia/Imagem encerra esta edição do projeto Cine(Poe)mas com a participação dos oito poetas que cederam suas poesias para que, durante o ano de 2014, elas fossem roteirizadas, produzidas, musicadas, filmadas e editadas pelos participantes dos 31 municípios da Região Metropolitana de São Paulo que participaram das atividades.

Participam do Seminário o músico Marcus Siqueira, que coordenou as oficinas de composição de trilha sonora, e os poetas Frederico Barbosa, Annita Costa Malufe, Ricardo Aleixo, Marcelo Ariel, Angélica Freitas, Pádua Fernandes, Eduardo Sterzi e Marcos Siscar. Além de Maurício Vasconcelos e Marília Garcia, que terão seus depoimentos gravados transmitidos no evento.

No encontro, os poetas lerão seus poemas, discutirão a poesia contemporânea e falarão sobre o significado de suas obras tem sido transformadas em filme. A mediação será de Roberto Zular, professor-doutor do Depto. de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH – USP, Roberto Zular e curador do Projeto.

Sobre o Projeto Cine(poe)mas

O projeto Cine(Poe)mas teve como proposta a realização de um trabalho de reinterpretação audiovisual de poemas de autores brasileiros vivos, que deverão resultar em 31 vídeos finalizados simultaneamente nos 31 municípios da Grande São Paulo parceiros do Projeto.

Articulado em três módulos consecutivos (roteiro, filmagem e edição), com mais duas oficinas de apoio (produção e composição de trilha sonora) e a finalização (edição), o Cine(Poe)mas oferece aos participantes uma imersão nos processos técnicos, estilísticos, narrativos, musicais e dramáticos que envolvem a transcriação, em linguagem audiovisual, de discursos poéticos e textuais.

No módulo 1, realizado entre abril e junho, os participantes se dedicaram à construção dos roteiros a partir de um dos 16 poemas selecionados pelo curador do projeto, Roberto Zular Assim, cada poema teve duas releituras distintas, realizadas por duas cidades diferentes.

O módulo 2 se deu entre julho e setembro com as oficinas de filmagem, de produção, e de composição de trilha sonora. O módulo 3 contou com oficinas de edição que tiveram início em outubro e finalizarão em dezembro. Os detalhes sobre as atividades em cada município podem ser conferidos no site www.oficinasculturais.org.br, na seção da Oficina Cultural Metropolitana.

A Oficina Cultural Metropolitana integra a rede de das Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Governo Estado de São Paulo, gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Criada em 2013 e sediada na Poiesis, a Oficina tem como foco a produção audiovisual associada a outras áreas da arte tais como: literatura, artes plásticas, música, teatro, entre outras; em parceria com os municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Serviço

Seminário Cine(Poe)mas Poesia/Imagem
Mediação: Roberto Zular
Dias 9, 10 e 11de dezembro, às 19h

Dias 9/12, às 19h
Palestrante: Frederico Barbosa;

Dias 10/12, às 19h
Músico: Marcus Siqueira
Palestrantes: Annita Costa Malufe, Ricardo Aleixo, Marcelo Ariel, Maurício Vasconcelos (gravação), Marília Garcia (gravação);

Dias 11/12, às 19h
Músico: Marcus Siqueira
Palestrantes: Angélica Freitas, Pádua Fernandes, Eduardo Sterzi, Marcos Siscar.

Local: Tenda do Circo Escola Picadeiro
Av. Visconde de Granada, 33-Osasco
Evento gratuito