|
Cinema e literatura policial são temas de oficinas Março 15, 2011
Neste mês, as Bibliotecas Públicas Roberto Santos e Viriato Corrêa programaram quatro séries de encontros gratuitos, três relacionados ao cinema e um sobre literatura policial.
A partir do dia 21, a Roberto Santos oferece uma oficina sobre a vida e obra de um dos maiores gênios do cinema, Alfred Hitchcock. Apresentado pelo jornalista e crítico cinematográfico Celso Sabadin, o curso utilizará trechos de filmes do diretor, tanto raridades da fase inglesa como sucessos produzidos nos EUA, para que os participantes possam observar as artimanhas, o humor peculiar, os medos e particularidades da filmografia do mestre.
Na mesma Biblioteca, ocorrerá uma oficina de roteiro cinematográfico. Ministradas pela cineasta Thaís Fujinaga a partir de 22, as aulas procurarão aliar informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea, além de proporcionar conhecimentos e experiências próprias em relação ao desenvolvimento de trabalhos para obras narrativas de ficção em cinema. No final do curso, os alunos produzirão um roteiro de curta-metragem.
Ainda na Roberto Santos, está programada, a partir do dia 26, a oficina de introdução ao cinema documental. Por meio de aulas práticas e teóricas, o diretor e roteirista Roney Freitas abordará o tema, incluindo o percurso histórico e os modos de representação no documentário. Serão enfocadas especificidades em relação aos cinemas documental e de ficção narrativo, proporcionando um embate com o “real”.
Já a Viriato Corrêa oferece, a partir do dia 26, uma oficina de literatura sobre o gênero policial e detetivesco. Durante as aulas, coordenadas pelo escritor e jornalista Sérgio Pereira Couto, serão apresentadas teorias e práticas para a formação de um autor policial, os detalhes que compõem uma boa trama detetivesca, a história e a evolução dos maiores detetives da literatura. Os alunos serão incentivados a desenvolverem seus próprios argumentos e personagens em um ambiente de suspense e mistério.
Confira a programação completa
Serviço
Biblioteca Roberto Santos (temática em cinema) Rua Cisplatina, 505, Ipiranga Telefone: 2273-2390
Biblioteca Viriato Corrêa (temática em literatura fantástica) Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. Telefone: 5573-4017 e 5574-0389
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|