Oficina “Manifesto Remoto” explora as artes cênicas e as performances no SESC Santo Amaro

Outubro 22, 2020

Em novembro, o Sesc Santo Amaro realiza pela primeira vez a Oficina Manifesto Remoto: dramaturgias e poéticas ficcionais não-humanas, que acontece de 3 de novembro a 15 de dezembro, todas as terças-feiras, às 19h, e no dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 19h, o processo criativo resulta em uma mostra das produções realizadas.


Crédito: Marcos Gonçalves e Sebastião Braga

A atividade é voltada para os amantes da dramaturgia e do estudo das poéticas e performances e propõe, em formato online, oito encontros remotos pela plataforma de vídeo-conferência Teams, possibilitando aos participantes o desenvolvimento de seus próprios manifestos e poéticas.

Manifestar o quê, para quem e onde são algumas das perguntas que Thiago Amaral e Aline Filócomo pretendem utilizar para estimular os participantes da oficina.

Thiago Amaral é ator, diretor de produção e performer, formado em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e profissionalizou-se como ator na escola técnica Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté – SP. Sua experiência como co-fundador e ator/criador da Cia. Hiato, possibilitou a realização de diversos espetáculos teatrais pelo Brasil como “Cachorro Morto”, “Escuro”, “Jardim” e “Ficção”.

Aline Filócomo é atriz, diretora e dramaturga, formada em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) e integrou o elenco do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc São Paulo, na ocasião, coordenado pelo diretor teatral Antunes Filho (1929-2019). Participou da montagem francesa “La Retour au Désert”, da Compagnie Dramatique Parnas, dirigida por Catherine Marnas e ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Blumenau em 2006 por sua atuação em “5psa-O Filho”. Aline também é atriz integrante da Cia. Hiato e divide sua co-fundação com Thiago.

Transformar as ebulições íntimas em um movimento artístico a partir da expansão do corpo em movimento - além da prática da escrita dramatúrgica - é a proposta que baliza a oficina e traz consigo uma experiência visual, virtual e provocativa.

Thiago e Aline definem como premissa para a atividade a possibilidade de criar juntos e reinventar mundos, expressar inquietações e embaralhar os lugares de fala, a partir do uso da câmera e expressão corporal, com o intuito de trabalhar a interpretação dos participantes. De forma obs(cena), antropofágica e bem-humorada, onde tudo ou quase tudo é ficção ou invenção, a oficina pretende rir de si mesma e fazer alusão, por meio de metáforas, àquilo que comumente é entendido como o conceito de presença.

Ao final dos encontros, será realizada uma mostra com todos os manifestos produzidos, seguida de um bate-papo com os participantes.

Serviço

OFICINA
MANIFESTO REMOTO: DRAMATURGIAS E POÉTICAS FICCIONAIS NÃO-HUMANAS
Quando: de 3 de novembro a 15 de dezembro, terças-feiras, e dia 16 de dezembro, quarta-feira
Horário: das 19h às 21h30
Onde: Plataforma Teams
Inscrições: de 20 a 30 de outubro, em sescsp.org.br
Classificação indicativa: 18 anos
Grátis

SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas ao público espontâneo para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

SESC SANTO AMARO

Aviso: a unidade permanece parcialmente fechada de acordo com as orientações do poder público para evitar a disseminação e como medida de contenção ao avanço do Novo Coronavírus (COVID-19). Apenas algumas atividades presenciais estão liberadas para alunos previamente matriculados e/ou inscritos em programas físico-esportivos, odontológicos, agendamentos de exposições e que não fazem parte do grupo de risco. As pessoas em questão foram orientadas por nossos meios de comunicação sobre as possibilidades e adequações.

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php