Orquestra de Câmara da USP lança vídeo, como forma de dar "alento na quarentena"

Junho 15, 2020

“É hora de contar histórias às nossas crianças, de explicar que não devem ter medo. Para combater esse vírus, temos que ter, primeiro, cuidado e, depois, coragem”. Essa é uma das frases do texto O Amanhã não está à venda, do líder indígena mineiro Ailton Krenak, lida pelo maestro Gil Jardim no vídeo que a Orquestra de Câmara da USP criou, usando como base O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos, numa forma de “dar alento na quarentena”, como diz Jardim, que complementa, “que a arte e a cultura possam traduzir a fé, a resistência e a união de todos nessa travessia”.

A OCAM-ECA-USP, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é caracterizada pela qualidade sempre marcante de suas performances musicais. Criada pelo maestro Olivier Toni (1926-2017), tem 25 anos e é dirigida, desde 2001, pelo maestro Gil Jardim, que tem desenvolvido um plano de ação caracterizado por programação do melhor nível artístico e trabalho pedagógico consistente.

O vídeo Temos Por Quem Lutar! tem o objetivo de “estimular a fé, a coragem e a união na luta contra a covid-19”. Quem nos leva aos quatro cantos de Brasil é O Trenzinho do Caipira de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com citações musicais de Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Sivuca, Milton Nascimento e Caetano Veloso. Todos os músicos da OCAM estão a postos transformando Arte e Cultura em estímulo e discernimento, buscando vencer essa batalha. Com cinco minutos de duração, o vídeo foi apresentado no programa Fantástico (Rede Globo).

O Trenzinho faz parte da obra Bachianas Brasileiras Nº 2, e, no vídeo, imagens de pessoas de diferentes etnias, idades e regiões do Brasil. Negros, brancos, índios, velhos, crianças, homens e mulheres, como enfatiza Jardim, que toca flauta transversal no projeto, “toda a gente brasileira pela qual devemos lutar, é mostrada para enfatizar a diversidade da nossa sociedade”.

Além de O Trenzinho do Caipira, o vídeo Temos Por Quem Lutar! faz referência a outras obras famosas da música brasileira, como Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira); Andar com Fé (Gilberto Gil); Feira de Mangaio (Sivuca/Glorinha Gadelha); Paula e Bebeto (Milton Nascimento/Caetano Veloso) e Meus Caros Amigos (Chico Buarque/Francis Hime).

Clique e assista

Gil Jardim (maestro)

É professor livre-docente do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde, desde 1985, leciona regência orquestral. Desde 2001, é diretor artístico e maestro titular da OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP. É autor do livro O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos (2005) e do CD Villa-Lobos em Paris (2006), agraciado com o Prime de Cultura da Revista Bravo e com o prêmio Diapason D’Or.

Sua versatilidade lhe permite desenvolver trabalhos relevantes tanto com a música erudita quanto com a música popular. E nesse amplo espectro musical produziu, compôs, arranjou e atuou como maestro dirigindo tanto espetáculos e gravações de CDs, como turnês nacionais e internacionais com diversos profissionais, entre eles Milton Nascimento, Naná Vasconcelos, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, John McLauglin, César Camargo Mariano, Branford Marsalis, Gianluca Littera, Duo Assad e inúmeros outros

Ficha técnica do vídeo
Criação e direção geral: maestro Gil Jardim
Ilustração: Gil Tokio
Acervo de imagens e montagem de vídeo: Sergio Roizenblit
Direçao de arte: Anderson Penha
Edição de partituras e coordenação de áudios: Lucas Coelho
Plataforma de gravação: Filipe Fonzseca
Ediçaõ de áudio: João Gabriel Godoy Jardim e Gil Jardim
Mixagem: Luiz Ribeiro (Estúdio Casa Aberta)
Obras citadas:
O Amanhã não está à venda (Ailton Krenak)
Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humbertto Teixeira)
Canto de um povo de um lugar (Caetano Veloso)
Andar com Fé (Gilberto Gil)
Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha)
Introdução de Meus Caros Amigos (Chico Buarque e Francis Hime)
Paula e Bebeto (Milton Nascimento e Caetano Veloso)