Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

titulo
data, 2011

Marco Antonio Augusto, subprefeito de Capela do Socorro, fala do Brasil das Desigualdades
Janeiro 05, 2012
 

O Brasil das Desigualdades

A "Oração aos Moços", de Rui Barbosa quando paraninfo dos formandos de 1920 da Faculdade do Largo de São Francisco, na capital Paulista, ensina: "A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam". E adita: "Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real".

Pouco mais de quatro meses a frente da subprefeitura de Capela do Socorro, região sul da capital paulista tenho um diagnóstico das realidades marcantes da desigualdade social.

O Brasil vem melhorando, entretanto, a sociedade brasileira ainda convive com a fotografia: do estado de miséria, disparidades sociais, extrema concentração de renda, salários baixos, desemprego em queda, mas ainda há uma porcentagem de pessoas sem ele, fome que ainda atinge milhões de brasileiros, desnutrição e mortalidade infantil, marginalidade juvenil, predominância da exploração sexual de meninas, principalmente no nordeste e violência contra a mulher. Flash que exprimem o grau dessas desigualdades.

Do ponto de vista político esse processo acentua-se em questões, como: moradia, educação, saúde e segurança, de modo a estabelecer políticas públicas para fazer frente às demandas que aumentam dia a dia de acordo com as necessidades individuais e coletivas das pessoas.

No ponto de vista social as desigualdades envolvem não só dezenas ou centenas de pessoas, mas milhões de seres humanos que vivem nos grandes centros a busca de oportunidades, mas que acabam a perambular por ruas sem destino e, alguns, são cooptados para fins espúrios.

E, do ponto de vista do setor informal há um indicador de condições de anormalidade. Aumentam o número de vendedores ambulantes, os chamados trabalhadores não regulamentados, mas, que revelam a especificidade da economia brasileira e o pior, por vezes, alguns, descambam à ilicitude, quando vendem produtos do descaminho, do contrabando e da pirataria.

Mas, há luzes no fim do túnel: a primeira volta-se ao papel desempenhado pelas empresas privadas, pois, a elas cabem não somente utilizar da sua importância social, como, também, influenciar as decisões governamentais e as políticas públicas, mas, ainda, empreender nos seus diversos setores o tratamento digno à condição social e humana às pessoas.

E, por fim, a atitude cidadã de cada um de nós fechando o elo dessa corrente, com a capacidade de lançar o olhar para o que está em volta e perceber que sempre há algo de honesto a fazer.

Marco Antonio Augusto, 52, subprefeito de Capela do Socorro.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas