O saxofonista Eramir Neto recebe convidados para bate-papos sobre pedais com instrumentos acústicos

Outubro 07, 2020

A partir de 8 de outubro, às 20h, o músico Eramir Neto faz lives batendo um papo com músicos que tocam instrumentos acústicos e misturam o som com pedais de efeitos. Um assunto pouco falado e quem vem ganhando espaço no mundo fora da guitarra.

Apesar do uso de pedais em instrumentos acústicos não ser novidade - Miles Davis, por exemplo, fazia isso nos anos 70-, o assunto vem crescendo cada vez com mais novidades. A conversa tem como finalidade compartilhar experiências, falar de música, gostos, problemas e soluções neste universo ainda pouco explorado teoricamente.

Os convidados são o trompetista Guizado (8/10), o baterista Maurício Takara (22/10) e o saxofonista barítono Cuca Ferreira (05/11).

No começo do ano, Eramir lançou seu primeiro álbum solo, "Méniere", resultado da pesquisa em tecnologia na criação musical iniciada em 2007, quando o músico começou a utilizar equipamentos eletrônicos para modificar os sons de seus instrumentos. Todos os instrumentos, saxofones, flauta, sons, grooves, efeitos, assim como voz, tiveram suas sonoridades exploradas.

O nome do álbum surgiu a partir da "síndrome de Ménière", que tem como sintoma a dislexia sonora, que pode surgir repentinamente e durar alguns minutos. O desejo de Eramir é que o álbum chegue mais como uma sensação do que um entendimento sobre o que está acontecendo e as pitadas de Improvisação Livre trazem esta sensação.

Eramir Neto é saxofonista, barítono e em sua trajetória como músico participou de gravações e/ou shows com: Inezita Barroso, Anitta, Rael, Projota, IZA, Nômade Orquestra, Samuca e a Selva, Black Mantra entre outros.

Sobre Eramir Neto

Músico profissional há 13 anos, já tocou e gravou com diversos artistas de renome nacional e internacional. Frequentou o curso profissionalizante de Música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e a Goldsmith University of London.

Em 2012, com seu trabalho solo, realizou uma "street tour" de 7 meses em Londres/UK além de tocar em clubs como Miabela Soho e Mcqueens Shoredict.

Ministra oficinas sobre "tecnologia na criação musical" desde 2013 (Sesc, Casa da Luz, etc).

Teve passagens pelo teatro e por estúdios onde foi indicado a alguns prêmios como: Festival de Guaçuí 2008 na categoria melhor trilha sonora pelo espetáculo "Terra" da Cia da M.A.T.I.L.D.E. Em 2005 e 2006 indicado na Categoria melhor CD de Reggae (Banda Liberte-se) e Música Instrumental (Banalizando) respectivamente no festival Dynamite de Música Independente, antigo prêmio TIM. Em 2002, ganhou o prêmio do instituto IAV com um single chamado "Play The Electro Jazz" em parceria com o DJ Alexandre Savino e o Trombonista Rafael Torres na categoria "Novos Artistas - Melhor Música do Ano".

Desde 2018, vem se dedicando também à improvisação livre, integrando importantes projetos com a SPIO Orquestra, Guilherme "Big" Peluci e Vertice.

Serviço

Bate-papos ao vivo
Data: 8/10, 22/10 e 05/11
Horário: às 20h
Onde: Instagram @eramirneto