Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeito apresenta novo modelo de trólebus que vai renovar a frota da cidade
Outubro 25, 2011

Fernando Pereira/Secom

O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros

O prefeito de São Paulo apresentou na manhã desta segunda-feira (24/10) o novo modelo de trólebus que vai circular pela cidade. A inovação mantém o investimento em tecnologias limpas no transporte público e dá continuidade à renovação de 70% da frota de veículos desse modal até 2012. Além de ser mais moderno, o novo modelo é mais econômico e respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

"A entrega desse novo modelo melhora as condições de conforto, segurança e cuidado com o meio ambiente. Isso nos dá a certeza de que podemos deixar um legado para as próximas gestões: a de continuarem os investimentos na pluralidade de ações para o transporte público com energias renováveis. O uso de etanol, biodiesel, dentre outros", disse o prefeito.

O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros (sentados e de pé), tem piso rebaixado e portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque. Além disso, a tecnologia digital do veículo o faz mais silencioso e mais econômico em comparação com o modelo antigo, pois o consumo de energia elétrica para seu deslocamento é menor. O primeiro ônibus do modelo entra em operação ainda nesta semana e vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II.

O secretário de Transportes e presidente da SPTrans ressaltou o programa da Prefeitura que utiliza matrizes energéticas menos poluentes. "Temos nos esforçado para mudar uma cultura que há décadas incentiva o uso de veículos movidos a diesel. No Programa EcoFrota, apostamos no transporte sustentável. Este é o primeiro carro de uma série que vai renovar a rede de trólebus até final de 2012", afirmou o secretário.

Atualmente, 198 trólebus circulam pela cidade em 11 linhas da SPTrans, a maioria sendo na Zona Leste. Mais de 100 mil passageiros utilizam este meio de transporte por dia que, até o final deste ano, vai ter 27 veículos do novo modelo circulando pela cidade. Ao final do primeiro semestre de 2012, mais 50 veículos entrarão em operação e até dezembro do mesmo ano mais 50 ônibus.

A renovação da frota de trólebus da cidade faz parte dos esforços da Prefeitura em utilizar novas matrizes energéticas para minimizar a emissão de poluentes no ar da cidade. Implantados em São Paulo na década de 1950, os trólebus são um modal com emissão zero de poluição.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria dos Transportes, lançou o Programa EcoFrota, que prevê a implantação progressiva de combustíveis limpos no sistema de ônibus. A iniciativa respeita a Lei de Mudanças Clima, que determina o uso de combustível renovável em todo o sistema de transporte público até 2018.

Abertura da Fenatran 2011 - 18º Salão Internacional do Transporte

Após apresentar o novo modelo de trólebus da cidade, o prefeito Gilberto Kassab seguiu até o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte, onde participou da abertura da Fenatran 2011. O evento vai até sexta-feira (28) com a previsão de público de mais de 50 mil visitantes.

"Mais uma vez a Cidade de São Paulo se sente honrada de poder ser anfitriã de uma feira que nos dá a oportunidade de ver o que há de mais moderno no mercado de transporte de carga. Além disso, aqui podemos ratificar a nossa confiança no futuro promissor do Brasil, porque convivemos com empresários nacionais que trabalham e geram empregos e garantem a mobilidade a nossa economia", destacou o prefeito.

A cerimônia contou também com a presença do secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, e com o ministro das Cidades, Mário Negromonte.
 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>