Prefeito apresenta novo modelo de trólebus que vai renovar a frota da cidade Outubro 25, 2011
O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros
O prefeito de São Paulo apresentou na manhã desta segunda-feira (24/10) o novo modelo de trólebus que vai circular pela cidade. A inovação mantém o investimento em tecnologias limpas no transporte público e dá continuidade à renovação de 70% da frota de veículos desse modal até 2012. Além de ser mais moderno, o novo modelo é mais econômico e respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
"A entrega desse novo modelo melhora as condições de conforto, segurança e cuidado com o meio ambiente. Isso nos dá a certeza de que podemos deixar um legado para as próximas gestões: a de continuarem os investimentos na pluralidade de ações para o transporte público com energias renováveis. O uso de etanol, biodiesel, dentre outros", disse o prefeito.
O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros (sentados e de pé), tem piso rebaixado e portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque. Além disso, a tecnologia digital do veículo o faz mais silencioso e mais econômico em comparação com o modelo antigo, pois o consumo de energia elétrica para seu deslocamento é menor. O primeiro ônibus do modelo entra em operação ainda nesta semana e vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II.
O secretário de Transportes e presidente da SPTrans ressaltou o programa da Prefeitura que utiliza matrizes energéticas menos poluentes. "Temos nos esforçado para mudar uma cultura que há décadas incentiva o uso de veículos movidos a diesel. No Programa EcoFrota, apostamos no transporte sustentável. Este é o primeiro carro de uma série que vai renovar a rede de trólebus até final de 2012", afirmou o secretário.
Atualmente, 198 trólebus circulam pela cidade em 11 linhas da SPTrans, a maioria sendo na Zona Leste. Mais de 100 mil passageiros utilizam este meio de transporte por dia que, até o final deste ano, vai ter 27 veículos do novo modelo circulando pela cidade. Ao final do primeiro semestre de 2012, mais 50 veículos entrarão em operação e até dezembro do mesmo ano mais 50 ônibus.
A renovação da frota de trólebus da cidade faz parte dos esforços da Prefeitura em utilizar novas matrizes energéticas para minimizar a emissão de poluentes no ar da cidade. Implantados em São Paulo na década de 1950, os trólebus são um modal com emissão zero de poluição.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria dos Transportes, lançou o Programa EcoFrota, que prevê a implantação progressiva de combustíveis limpos no sistema de ônibus. A iniciativa respeita a Lei de Mudanças Clima, que determina o uso de combustível renovável em todo o sistema de transporte público até 2018.
Abertura da Fenatran 2011 - 18º Salão Internacional do Transporte
Após apresentar o novo modelo de trólebus da cidade, o prefeito Gilberto Kassab seguiu até o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte, onde participou da abertura da Fenatran 2011. O evento vai até sexta-feira (28) com a previsão de público de mais de 50 mil visitantes.
"Mais uma vez a Cidade de São Paulo se sente honrada de poder ser anfitriã de uma feira que nos dá a oportunidade de ver o que há de mais moderno no mercado de transporte de carga. Além disso, aqui podemos ratificar a nossa confiança no futuro promissor do Brasil, porque convivemos com empresários nacionais que trabalham e geram empregos e garantem a mobilidade a nossa economia", destacou o prefeito.
A cerimônia contou também com a presença do secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, e com o ministro das Cidades, Mário Negromonte.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|