Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura lança sistema de fiscalização eletrônica que aumenta eficiência e transparência
Maio 02, 2011


O anúncio de lançamento do Sistema de Gerenciamento da Fiscalização (SGF) foi feito pelo prefeito de São Paulo nesta segunda-feira (2/5). Por intermédio da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras e da Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Prefeitura vai implantar a fiscalização digital no município de São Paulo. Com investimento de R$ 20 milhões, o órgão criou o Sistema de Gerenciamento da Fiscalização (SGF), com uso de equipamentos eletrônicos online e emissão de multa no local da fiscalização.

Entre os ganhos com a implantação do novo sistema estão a modernização da fiscalização e a redução de instâncias burocráticas. Para atuar no SGF, todos os fiscais da Administração Municipal utilizarão equipamentos portáteis que retransmitem eletronicamente os resultados da fiscalização para o sistema da Prefeitura.

Para o prefeito, esta possibilidade trará mais eficiência para a Prefeitura. “A partir de novembro nós teremos, efetivamente, melhores condições de fiscalização na Cidade de São Paulo. O SGF é um sistema moderno e que vai gerar mais eficiência nos processos de fiscalização. Os nossos fiscais terão equipamentos de qualidade e com certeza teremos não apenas mais eficiência, mas também melhores condições para punir aqueles que não estão cumprindo com a lei”, disse.

Os equipamentos portáteis terão informações sobre o local, como dados cadastrais, zoneamento, histórico de fiscalizações, ferramentas de base, como legislação e cálculos. Além disso, por meio do aparelho o fiscal poderá emitir documentos (multa, intimação, notificação, etc) na hora e retransmitir eletronicamente os dados para o sistema. O objetivo é modernizar e agilizar a fiscalização das mais de 600 posturas municipais. Deste total, 20 terão maior foco da fiscalização, entre elas o Cidade Limpa, o Psiu, irregularidades em obras, MPL (muro, passeio e limpeza), feiras livres, ocupação irregular do solo, entre outros.

Entre os benefícios previstos estão a redução de instâncias burocráticas e o recebimento automático das solicitações realizadas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou cadastradas em outros órgãos da Prefeitura. Possíveis erros no momento da emissão de documentos também serão minimizados já que as antigas guias de papel carbonado serão unificadas em um único documento e impressas pelos equipamentos portáteis no ato da fiscalização.

“Nós estamos fechando um ciclo de estudo feito ao longo de três ano e meio sobre a automatização de processos da Coordenação das Subprefeituras. Temos certeza que este é mais um serviço de controle, fiscalização, vistoria e transparência. A idéia é integrar com a tecnologia mais moderna disponível essa conjuntura de trabalho de muitas secretarias, subprefeituras, formulários com muitos campos para serem preenchidos e papel carbono”, esclareceu o secretário de Coordenação das Subprefeituras.

O novo sistema está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras e pela Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município. Todas as informações e funcionalidades do sistema estarão à disposição dos vários níveis da Administração Pública Municipal (secretários, subprefeitos, fiscais, entre outros), e ficarão disponíveis também on-line. “O SGF permitirá que a Prefeitura tenha as suas operações apresentadas para a sociedade com mais transparência já que as informações serão disponibilizadas na internet para o cidadão”, destacou o prefeito.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>