Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Alckmin anuncia novo horário da Linha 4-Amarela
Junho 29, 2011

(Atualizado às 12h12)

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira, 29, que a operação comercial das estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela foi estendida até as 21h, de segunda a sexta-feira. O novo horário de funcionamento da Linha 4-Amarela foi anunciado durante a vistoria da nova estrutura da estação Pinheiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que passou por várias intervenções para atender o incremento de usuários que passarão a utilizar a integração entre metrô e trem.

Pronta para circular até as 24 horas, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos optou por operar a Linha 4-Amarela até as 21 horas, o que possibilita mais tempo para testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das novas estações (República e Luz) no próximo mês de setembro e assim antecipar a integração com as linhas 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) e 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao invés de atender cerca de mais 10 mil passageiros/dia, com a operação até as 24 horas, ao antecipar a entrega das estações República e Luz, o Metrô passará a beneficiar cerca de 150 mil passageiros a mais por dia. "Finalizando a instalação de alguns equipamentos e detalhes da comunicação visual, acabamento e limpeza, as estações República e Luz estarão praticamente prontas", destacou o secretário.

Próxima etapa

Até setembro, o Metrô de São Paulo contrata a segunda fase da Linha 4-Amarela, que compreende a complementação das estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/Mackenzie, São Paulo/Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A segunda fase da linha, que inclui a aquisição de mais 15 trens pela concessionária Via Quatro, será entregue gradativamente à população até 2014 e atenderá a mais de 900 mil passageiros/dia.

Novas instalações da Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda

Além do anúncio do novo horário, o governador e o secretário dos Transportes Metropolitanos aproveitaram a ida à Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, para vistoria a nova estrutura do local. Para receberem o incremento de usuários que passarão a utilizar a integração entre trem e metrô, as instalações da estação Pinheiros sofreram intervenções para ampliarem sua estrutura física.

A nova edificação conta agora com um mezanino (área de entrada) mais acessível. Com a reforma, os usuários têm acesso à plataforma por meio de quatro escadas rolantes e de um elevador específico para deficientes, idosos, pessoas com criança de colo e gestantes.

Outra importante alteração foi a ampliação da plataforma que ganhou mais 90 metros de extensão, promovendo uma melhor distribuição dos passageiros e garantindo mais organização no momento do embarque. Por ser uma estação de integração, há banheiros públicos e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Junto com as obras da estação também foi concluída a passarela externa sobre a marginal Pinheiros, que estava funcionando parcialmente. Feita em aço, com pilares em concreto, telha metálica e fechamento em vidro, a passagem tem 57 metros de extensão.

Extensão da Linha 9-Esmeralda

A CPTM prossegue com a ampliação da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha, com 4,5 km e estimada previamente em cerca de R$ 260 milhões. Os projetos básico e executivo estão em fase de contratação. Se todas as fases correrem dentro dos prazos (contratações dos projetos básico e executivo e licitação da obra), as obras devem começar em 2012.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>