Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Alckmin anuncia novo horário da Linha 4-Amarela
Junho 29, 2011

(Atualizado às 12h12)

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira, 29, que a operação comercial das estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela foi estendida até as 21h, de segunda a sexta-feira. O novo horário de funcionamento da Linha 4-Amarela foi anunciado durante a vistoria da nova estrutura da estação Pinheiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que passou por várias intervenções para atender o incremento de usuários que passarão a utilizar a integração entre metrô e trem.

Pronta para circular até as 24 horas, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos optou por operar a Linha 4-Amarela até as 21 horas, o que possibilita mais tempo para testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das novas estações (República e Luz) no próximo mês de setembro e assim antecipar a integração com as linhas 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) e 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao invés de atender cerca de mais 10 mil passageiros/dia, com a operação até as 24 horas, ao antecipar a entrega das estações República e Luz, o Metrô passará a beneficiar cerca de 150 mil passageiros a mais por dia. "Finalizando a instalação de alguns equipamentos e detalhes da comunicação visual, acabamento e limpeza, as estações República e Luz estarão praticamente prontas", destacou o secretário.

Próxima etapa

Até setembro, o Metrô de São Paulo contrata a segunda fase da Linha 4-Amarela, que compreende a complementação das estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/Mackenzie, São Paulo/Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A segunda fase da linha, que inclui a aquisição de mais 15 trens pela concessionária Via Quatro, será entregue gradativamente à população até 2014 e atenderá a mais de 900 mil passageiros/dia.

Novas instalações da Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda

Além do anúncio do novo horário, o governador e o secretário dos Transportes Metropolitanos aproveitaram a ida à Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, para vistoria a nova estrutura do local. Para receberem o incremento de usuários que passarão a utilizar a integração entre trem e metrô, as instalações da estação Pinheiros sofreram intervenções para ampliarem sua estrutura física.

A nova edificação conta agora com um mezanino (área de entrada) mais acessível. Com a reforma, os usuários têm acesso à plataforma por meio de quatro escadas rolantes e de um elevador específico para deficientes, idosos, pessoas com criança de colo e gestantes.

Outra importante alteração foi a ampliação da plataforma que ganhou mais 90 metros de extensão, promovendo uma melhor distribuição dos passageiros e garantindo mais organização no momento do embarque. Por ser uma estação de integração, há banheiros públicos e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Junto com as obras da estação também foi concluída a passarela externa sobre a marginal Pinheiros, que estava funcionando parcialmente. Feita em aço, com pilares em concreto, telha metálica e fechamento em vidro, a passagem tem 57 metros de extensão.

Extensão da Linha 9-Esmeralda

A CPTM prossegue com a ampliação da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha, com 4,5 km e estimada previamente em cerca de R$ 260 milhões. Os projetos básico e executivo estão em fase de contratação. Se todas as fases correrem dentro dos prazos (contratações dos projetos básico e executivo e licitação da obra), as obras devem começar em 2012.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>