Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Alckmin lança Programa Nossa Guarapiranga para recuperar a represa
Junho 07, 2011

(Atualizada às 11h40)


O governador Geraldo Alckmin, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, lançaram nesta terça-feira, 7, o Programa Nossa Guarapiranga. A iniciativa contempla a retirada do lixo que chega à represa pelos córregos e que já está acumulado em parte de seu fundo, além do plantio de mudas em ilhas próximas e às margens da Guarapiranga.


Melhorar a qualidade ambiental da represa e garantir as condições para o lazer e para a prática de esportes náuticos na Guarapiranga também está entre os objetivos. O investimento será de cerca de R$ 14,6 milhões. O sistema Guarapiranga abastece cerca de 3,5 milhões de pessoas da região sudoeste da capital e de Taboão da Serra.


O projeto é dividido em três ações. Serão instaladas ecobarreiras nos pontos em que 11 córregos deságuam na represa. Esses equipamentos, compostos por bóias e uma tela submersa, vão conter o material flutuante, que será diariamente removido por barcos. O lixo recolhido será levado para um aterro sanitário.


Será adquirida uma embarcação para remover o lixo que está acumulado no fundo da represa. Esse barco terá capacidade de retirar material que esteja a até 6 metros de profundidade.


Outra frente do programa é o reflorestamento e paisagismo dos arredores. Já estão sendo plantadas mil mudas nativas em ilhas e às margens da represa. Além de melhorar o visual da Guarapiranga, essa iniciativa evita a erosão no manancial.


O Programa Nossa Guarapiranga promoverá, ainda, o controle das macrófitas (plantas aquáticas). Essas plantas prejudicam o lazer e os esportes náuticos, chegando a impedir a passagem das embarcações. Na Guarapiranga existem 82 tipos diferentes de macrófitas catalogadas. Um outro barco será desenvolvido e construído pela Unesp para retirar essas plantas da represa.


O Nossa Guarapiranga faz parte de uma série de iniciativas do Governo de São Paulo, em parceria com prefeituras e a sociedade, para melhorar as condições da represa e garantir a qualidade da água fornecida à Região Metropolitana. Entre elas se destacam o Projeto Tietê, que amplia a coleta e tratamento de esgoto em toda a Grande São Paulo; o Córrego Limpo, que já despoluiu seis cursos d'água na região da Guarapiranga com o encaminhamento do esgoto para tratamento; o Vida Nova/Mananciais, que recupera o entorno das represas que abastecem a região; o Orla Guarapiranga, que cria parques e praças às margens do reservatório, criando áreas de lazer e impedindo a ocupação irregular; e a criação de parques ao longo de todo o trajeto do Rodoanel Sul.


É importante salientar que é responsabilidade de todo cidadão contribuir para a redução de lixo. O lixo que chega aos córregos e posteriormente à represa vem das ruas. Ao jogar o papel, o plástico ou a bituca de cigarro na rua, esse material é arrastado pela água da chuva para as galerias de águas pluvias, que deságuam nos córregos. Consequentemente, essa sujeira vai parar na represa.


Da Sabesp

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>